Caro(a) amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo renova, a 8 de maio, pelas 15h00, a sua oferta expositiva, apresentando uma notável escultura flamenga, pertença de Vergílio Schneider, no âmbito da 18ª edição da mostra Museu Adentro. A inauguração será complementada por uma comunicação deste colecionador subordinada ao tema A Escultura de Malines | O Expoente da Estatuária dos Séculos XV/XVI.
A produção das oficinas da cidade de Malines (retábulos e imagens avulsas, com características abonecadas, visíveis, essencialmente, nas representações de virgens, meninos Jesus e santas de pequena dimensão) tornou Antuérpia num dos maiores centros exportadores de arte da Flandres nos séculos XV e XVI. O poder dos Duques e a opulência das cidades fizeram dos domínios flamengos da Corte de Borgonha um imenso empório comercial e industrial cuja riqueza trouxe consigo a arte, o luxo e os prazeres, que o mundo civilizado da época, avidamente, procuraria imitar.
O interesse desta imaginária de Malines, representada em célebres coleções particulares e em grandes museus como o Louvre, o Cluny, o Victoria and Albert, o Metropolitan etc., assenta não só nas suas características escultóricas e raridade, mas, primordialmente, no encanto das figuras, na riqueza da policromia e ouros e na variedade iconográfica. Estas imagens nunca eram iguais, embora apresentem características comuns, sendo executadas por artistas conscienciosos, que criavam para idênticos motivos, fisionomias, atitudes, trajes e policromia diferentes.
Como os demais produtos oficinais do Brabante, estas imagens devem ter sido produzidas para o culto local, usando-se avulsas ou formando conjuntos, mas, sobretudo, exportando-se, a exemplo do que se passou com os retábulos, pois eram obra oficinal destinada à comercialização.
A atividade decorre em regime de livre acesso, sendo cumpridas todas as medidas de prevenção pandémica em vigor.
Melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

