Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo

O Museu de Angra do Heroísmo apresenta, sábado, dia 24 de março, pelas 15h00, a 4.ª edição do ciclo de conferências Saberes da Terra, desta vez subordinada ao tema Ribeira dos Moinhos: Água e Património.

Organizada no âmbito da dinamização da exposição Aquedutos: Água e Património, a conferência insere-se no programa de celebrações do Ano Europeu do Património Cultural| 2018, tendo como oradores Paulo Barcelos e Isabel Silva.

Paulo Barcelos abordará o percurso da levada artificial a que foi dado o nome de Ribeira dos Moinho, iniciada por Álvaro Martins Homem no século XV, que, atravessando Angra, foi força motriz de várias indústrias, contribuindo ainda para o conforto da população local.  Isabel Silva explanará o interesse deste canal que, ao longo de séculos, trazia água à urbe angrense, em termos históricos e económicos, bem como as potencialidades da constituição de um percurso interpretativo que tire partido do património natural e construído remanescente.

A exposição Aquedutos | Água e Património resulta de um levantamento fotográfico, iniciado em 2007, realizado por Pedro Inácio para um trabalho de investigação sobre alguns dos antigos aquedutos existentes em Portugal, Espanha e França. Entre os aquedutos selecionados que integram a presente exposição, quatro são romanos, construídos no século I d.C. e localizados em Conímbriga (Portugal), Mérida e Segóvia (Espanha) e Fréjus (França). Os restantes alguns classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.

 

 

Maria Fagundes

Secretariado

 

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

 

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

 

 
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.