Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no próximo sábado, 22 de janeiro, pelas 15 horas, na Sala do Capítulo do Edifício de São Francisco, a exposição “Retratos de Meros | Ilustração Científica de João Pedro Barreiros”. Na mesma, são apresentados quarenta desenhos originais destes peixes ósseos pertencentes à família Epinephelidae, que conta presentemente com cerca de cento e sessenta espécies. Por ocasião da inauguração, o ilustrador e professor universitário, João Pedro Barreiros apresentará a comunicação “Uma Breve Abordagem ao Meros do Mundo”, em que abordará as características emblemáticas, a distribuição geográfica, os comportamentos, a importância pesqueira e estado de conservação das espécies de meros retratadas.
A maior parte dos meros habita águas temperadas-quentes a tropicais e profundidades até duzentos metros, embora existam espécies, mais profundas e algumas ocasionais, em latitudes mais elevadas. Cerca de 75% de todas as espécies conhecidas ocorrem no Indo-Pacífico. Os meros são hermafroditas protogínicos pelo que todos os indivíduos nascem fêmeas, invertendo o sexo para machos quando atingem determinado tamanho. Muitas espécies dependem de agregações específicas concentradas no espaço e no tempo para se reproduzirem. Um número significativo é alvo de algum tipo de pesca dirigida e cerca de 13% encontra-se registada como estando num determinado estado de ameaça pelos critérios do Grupo de Especialistas de Meros e Bodiões da União Internacional para a Conservação da Natureza.
João Pedro Barreiros nasceu em Lisboa a 21 de outubro de 1964 oriundo de uma família macaense, tendo vivido em Angola e em Lisboa, mas optando por estudar e viver nos Açores no final do Ensino Secundário. Já licenciado em Engenharia Zootécnica, ingressa na Universidade dos Açores, como Assistente Estagiário, em 1991. Em 1995, presta Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na especialidade de Etologia Animal e, em 2001, conclui o Doutoramento em Biologia/Ecologia Animal. Em 2008, defende Provas de Agregação em Etologia Animal, sendo, atualmente, Professor Auxiliar com Agregação pela Universidade dos Açores, onde é docente de disciplinas várias nas Licenciaturas de Natureza e Património, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e no Mestrado em Engenharia Zootécnica. Autor e coautor de mais de 70 publicações em revistas internacionais com arbitragem científica, bem como de vários artigos de divulgação científica, crónicas e livros, tem direcionado a sua investigação sobretudo para predadores aquáticos nos Açores, Golfo da Guiné e Brasil onde, nos últimos anos, se tem dedicado principalmente à bacia Amazónica. Ilustrador científico membro do Guild of Natural Science Illustrators, João Pedro Barreiros dedica-se igualmente ao estudo de guitarra clássica. Começou a desenhar e a pintar em criança com o seu pai, Pedro Barreiros, Médico Internista e, também, artista plástico, mas desde sempre se focou, essencialmente, na ilustração científica e no desenho, encontrando-se representado em coleções públicas e privadas tanto em Portugal como no estrangeiro. Pertence a diversas associações nacionais e internacionais, nomeadamente à União Internacional de Conservação da Natureza, desde 2007, e à Academia de Marinha, como membro correspondente, na classe de Artes, Letras e Ciências, desde 2014.
Com os melhores cumprimentos,
Isabel Mendes Caetano
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
