Versão Online
set27-cartaz-a-peste-remedio-santo
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo sábado, 2 de outubro, pela 15h00, um encontro sobre farmacopeia tradicional que contará com a presença da jorgense Maria de Fátima Nascimento, iniciada pela mãe e avó na utilização medicinal das plantas.

Na mesma, prestar-se-á homenagem ao Pe. Francisco Dolores, a quem, durante décadas, os terceirenses recorreram em busca de auxílio e aconselhamento para indisposições e maleitas e que, em 2013, conduziu a primeira sessão de Remédio Santo, realizada no âmbito do programa de dinamização da exposição Santos e Devotos. A alocução sobre o homenageado estará a cargo de Jácome de Bruges Bettencourt.

Esta conversa informal sobre mezinhas tradicionais encerra o ciclo de atividades associadas à exposição A Ilha Terceira em Tempos de Peste, patente na Sala do Capítulo, até 3 de outubro, e que incluiu oficinas sobre o cultivo urbano de espécies aromáticas e o papel das superstições e das crenças na proteção da saúde, saídas de campo ao Cemitério do Livramento e às ruínas do Convento de Santo António dos Capuchos e, ainda, comunicações em que foi estabelecido um paralelo entre anteriores crises pandémicas e a atual.

Nesta atividade, que decorre em regime de livre acesso, serão asseguradas as disposições de segurança sanitária em vigor.

 

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados