Caro(a) amigo(a) do MAH

 

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no próximo sábado, pelas 15h00, a exposição Pintura e Gravura de WALL PERNÉ | uma coleção holandesa de Gustaaf van Manen nos Açores, que se manterá patente ao público até 3 de junho, na Sala Dacosta.

 

Gustaaf van Manen, um músico holandês residente nos Açores, é provavelmente o maior colecionador da obra de Joseph van der Wall Perné (1877-1941), reunindo cerca de uma centena de pinturas, desenhos e gravuras deste   pintor, desenhador e gravador, nascido em Haarlen, na Holanda, cujos trabalhos aparecem um pouco por todo o lado, em leilões e antiquários.

 

Coligindo um conjunto de paisagens, naturezas-mortas e alguns interiores de igreja, esta exposição mostra uma obra que pretende reproduzir a realidade, na linha tradicional da pintura de paisagem praticada por flamengos, holandeses e alemães, nos séculos XVI e XVII, apesar de exibir já alguns traços que mais tarde darão forma e conteúdo ao que se chamou impressionismo e expressionismo.

 

A inauguração contará com uma prestação musical de Gustaaf Van Manen, sendo lidos poemas alusivos às telas expostas por Carlos Severino e Graça Coelho, segundo uma seleção de Maria Paula Quadros.

 

Contamos consigo.

 

Nota: lembramos que amanhã, 11 de abril, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, terá lugar mais uma Conferência na Boa Nova: Do Tejo ao Lys| Morrer na Linha das Aldeias por Jaime Regalado, pelas 20h00. Os espaços expositivos e reservas encontram-se abertos até às 23h00.

 

 

Maria Fagundes

Secretariado

 

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

 

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

 

 

 

 

 
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.