Caro(a) Amigo(a) do MAH,
A partir de novembro, através do Museu de Angra do Heroísmo e em colaboração com o Cine-Clube da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo passa a ser a primeira cidade açoriana a integrar o circuito do movimento internacional de curtas-metragens SHORTCUTZ, presente em Lisboa, Porto, Londres, Berlim, Nova Iorque e Amesterdão. Nestas sessões, de entrada livre e a decorrer já no próximo dia 2 de novembro, pelas 18h00, no Auditório do MAH, estarão também presentes (via Zoom) convidados especiais, novos talentos e profissionais do meio cinematográfico, de forma a partilhar as suas opiniões, conhecimentos e, assim, estimular a discussão entre todos os presentes.
Sendo o mês dedicado ao Cinema, a 3 de novembro regressamos ao ciclo de Visitas Temáticas à Hora de Almoço, com uma rubrica centrada no Documentário Terceirense (1927), de António L. Lourenço Costa (1883-1941), considerado o "primeiro filme açoriano", cuja película original pertence ao Arquivo de Som e Imagem do MAH, que o reeditou em formato digital. A projeção do documentário e visita comentada pela técnica superior do MAH Margarida Brito de Azevedo e pelo historiador Carlos Enes, a ter início pelas 13h00 e com a duração de 45 minutos, é gratuita, sendo possível, aos interessados, reservar serviço de refeição, que será assegurado pela empresa Health2Go e disponibilizado a partir das 12h00. O mesmo, no valor de 12,50€, necessita de marcação prévia através do telefone 295 240 800 ou do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt, até ao dia 31 de outubro.
De referir que o Museu, após uma pequena apresentação no mês anterior, acolhe o projeto artístico final de videodança, com performance ao vivo, Ilha Rosa, uma cocriação do coreógrafo romeno Romulus Neagu e da artista Diana Rosa, desta vez, a ter lugar no espaço da Carmina – Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, no dia 18 de novembro, pelas 21h00.
A nível musical, além do habitual ciclo de Domingos com Música (11h), sob a pauta do nosso organista residente Gustaaf van Manen, sugerimos para o próximo domingo, dia 5 de novembro, a partir das 15h00 e de entrada livre, o concerto dos ArQuinteto, conjunto de sopros, que conta um programa heterogéneo nos estilos e épocas históricas e diversificadas, com destaque para peças de dois compositores açorianos: Antero Ávila e Helder Bettencourt. O MAH promove, ainda, uma tarde musical, no dia 12 de novembro, pelas 16h00, na companhia de compositores como Alessandro Scarlatti e Antonio Vivaldi, num concerto protagonizado pela soprano Glória Pimentel e pelo organista/cravista Gustaaf van Manen, intitulado Uma Viagem pela Música Barroca e Renascentista Italiana, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, anexa o Edifício de São Francisco (MAH).
O mês encerra com um tributo ao “vulcão açoriano”, Natália Correia, com sessão dupla de O Botequim, a 24 e 25 de novembro, pelas 21h00, no Auditório do MAH, um espetáculo imersivo que recria o ambiente deste bar icónico do Largo da Graça – que a poetisa abriu em 1969, com Isabel Meyrelles. Esta é uma cocriação do "(H) a Ver Teatro" e "A Matilha", núcleos de teatro de amadores do Trigo Limpo teatro ACERT e da Cães do Mar, que se associaram em residência artística na ACERT. De ressalvar que a entrada é livre, mediante inscrição prévia através do telefone 295 240 800 ou do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt. Com funcionamento de bar.
Estas e outras sugestões, poderão consultadas na agenda, em anexo.
Até breve!