Versão Online
Set.24-Cartaz Dia Mundial da Música
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo dia 1 de outubro, pelas 21h00, um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima. O mesmo contará com a participação de Gustaaf van Manen no cravo, Orest Grysyuk no violoncelo e Rodrigo Santos Lima, Alexandra Félix e Luana Rocha na flauta. A entrada é livre.

O cravista Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão e no Conservatório Superior desta cidade, licenciando-se em pedagogia da música e piano em 1969. Em 1980, radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983, integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, instituição de que é eleito Presidente em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. De 1985 a 1998, lecionou a disciplina de pedagogia da música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores. Desde 2016, que se tornou organista residente do Museu e Angra do Heroísmo, exercitando-se diariamente no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas deste instrumento histórico.

Orest Grytsyuk, natural da Ucrânia, iniciou a sua formação musical aos seis anos, sob orientação do professor Vassyl Kufliuk. Mais tarde, ingressou na Escola Especial de Música Solomia Krushelnytska, em Lviv (Ucrânia), onde estudou com o professor Yevhen Schpitzer. Em 1986, foi admitido no Instituto Superior de Música M. V. Lysenko do Estado de Lviv, sendo orientado pelo professor Yuriy Laniuk. Concluiu o curso em 1993, tendo-lhe sido conferidas as qualificações de Concertista, Solista de Música de Câmara, Solista de Orquestra e Professor. Iniciou, então, a sua atividade profissional no Instituto Superior de Música na Faculdade de Música de Câmara e Quarteto de Cordas da cidade de Lviv. Durante essa época, participou em várias tournées, como membro de Quarteto de Cordas pela Suécia, Polónia, ex-Jugoslávia, ex-Checoslováquia e Hungria. Chegou aos Açores em 1995 e, desde então, leciona Violoncelo no Conservatório de Angra do Heroísmo e tem colaborado ativamente em diversos conjuntos instrumentais, apresentando-se, regularmente, em concertos, recitais e outros eventos culturais nos Açores.

Rodrigo Manuel dos Santos Lima é natural da freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória. Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Filarmónica União Praiense, passando a frequentar, dois anos mais tarde, o Curso Complementar de Música no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, que terminou em 2002. Concluiu a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra, na especialidade de Flauta Transversal, na Academia Nacional Superior de Orquestra, na Classe de Flauta do Professor Nuno Inácio, em 17 de setembro de 2008. Na sua atividade musical, destacam-se recitais com guitarra clássica, piano e concertos com a Orquestra do Teatro Angrense, Sexteto do Teatro Angrense, Lira Açoriana, Orquestra Juvenil da Terceira, como solista, Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, Horta Camarata, Orquestra Angra Jazz e Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa. Foi músico convidado da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Integrou o projecto desenvolvido pela Direção Regional das Comunidades intitulado “Música em Viagem” com digressão nos Estados Unidos. Em 2009 e 2010, foi nomeado para desempenhar o cargo de 1ª Flauta na Orquestra dos Açores. Efetuou masterclasses com Nuno Inácio, Claudi Arimani e Trevor Wye. Atualmente é Professor da Classe de Flauta Transversal na Escola Francisco Ornelas da Câmara, Praia da Vitória.

Luana Rocha é natural da freguesia do Porto Judeu. Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade na Banda Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu, tendo como professores o seu tio e Maestro da Banda Francisco Rocha, e posteriormente Rodrigo Lima, o seu atual professor de Flauta Transversal. Com 6 anos de idade integrou o curso de iniciação musical na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória na classe de Flauta Transversal do professor Rodrigo Lima.

Da sua atividade musical, destacam-se as frequentes audições a solo nos finais de cada período escolar, concertos com a Banda Filarmónica da Associação Cultura do Porto Judeu. Efetuou formações de Flauta Transversal com os Professores Nuno Inácio, Marina Camponês, Rodrigo Lima, Amália Tortajada, Ricardo Alves e Ana Catarina Costa. Atualmente encontra-se a frequentar o último ano do curso básico na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória. 

Alexandra Félíx, nasceu a 11 de setembro de 2004 e, é natural da Vila das Lajes. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 Anos de idade na Banda Filarmónica Espírito Santo de Agualva, tendo como professores Helénio Silva e Tiago Fagundes.

Aos 11 anos integrou o curso básico na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, na classe de Flauta Transversal do Professor Rodrigo Lima. Da sua atividade musical destacam-se as frequentes audições a solo nos finais de cada período escolar, concertos com a Banda Filarmónica Progresso Lajense, Banda Filarmónica da Agualva, Orquestra de sopros da Ilha Terceira, e recentemente admitida na Orquestra regional Lira Açoriana. Efetuou formações de Flauta Transversal com os Professores Nuno Inácio, Marina Camponês, Rodrigo Lima, Amália Tortajada, Ricardo Alves e Ana Catarina Costa. Atualmente encontra-se a frequentar o último ano do curso básico na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória. 

Melhores cumprimentos,

 

Maria Fagundes

Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S. Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

110x110

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados