Versão Online
Banner
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

O Museu de Angra do Heroísmo promove, no dia 19 de março, pelas 21h00, um concerto de homenagem a Johann Sebastian Bach.

O mesmo terá lugar na Igreja de Nossa Senhora da Guia, sendo protagonizado por Gustaaf van Manen, organista residente do MAH, Orest Grytsyuk, violoncelista, e Leonor Festa, flautista. A entrada decorre em regime de livre acesso.

Johann Sebastian Bach (1685-1750), cujo 337.º aniversário de nascimento se assinala com o presente concerto, foi um músico e organista alemão do período Barroco, considerado um dos mais importantes compositores da história da música, cujas obras musicais são das mais interpretadas e gravadas ao longo de todos os tempos.

Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda, em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão (doutoramento) e no Conservatório Superior desta cidade, licenciando-se em pedagogia da música e piano, em 1969.Em 1980, radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983,  integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (CRAH),  instituição de que é eleito Presidente em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. Em 1993 realizou o exame de órgão no conservatório de Lisboa. De 1985 a 1998, lecionou a disciplina de pedagogia da música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores. Desde 2016, que se tornou organista residente do Museu de Angra do Heroísmo, exercitando-se diariamente no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas deste instrumento histórico.

Orest Grytsyuk, natural da Ucrânia, tem conferidas as qualificações de concertista, solista de música de câmara, solista de orquestra e professor, e iniciou sua atividade profissional no Instituto Superior de Música na Faculdade de Música de Câmara e Quarteto de Cordas da cidade de Lviv. Durante essa época, participou em várias tournées, como membro de Quarteto de Cordas pela Suécia, Polónia, ex-Jugoslávia, ex-Checoslováquia e Hungria. É professor de violoncelo no CRAH desde 1995, colaborando, desde então, em variados conjuntos instrumentais, concertos, recitais e outros eventos culturais na Terceira e nas restantes ilhas dos Açores.

Leonor Festa nasceu na Ilha Terceira, em 1998, tendo cursado piano e flauta no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, de 2007 a 2018, e frequentado, de 2016 a 2018, a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo. É licenciada em execução de Flauta Transversal pela Escola Superior de Música de Lisboa e mestra em Ensino da Música pela Universidade de Évora (2021). Frequentou diferentes masterclasses, workshops e formações, a nível regional e nacional, e integrou o Quinteto de Sopros da Foco Musical, a Orquestra de Sopros da Ilha Terceira e a Orquestra Sinfónica da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo.

 

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados