‌
‌
1-3-2

Caro(a) Amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo (MAH),

O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo sábado, a 12 de novembro, pelas 15h00, uma oficina de desenho intitulada Desenhar Santos de Roca e orientada por Manuel Meneses Martins, na Igreja de Nossa Senhora da Guia. Esta é uma oportunidade única para conhecer o fascinante fenómeno religioso da Arte Sacra, que remonta à Idade Média, conhecido por Santos de Roca, desenvolvendo, em simultâneo, o desenho como disciplina e exercício de observação e representação, através da reprodução em papel destas expressivas imagens articuladas.

Os Santos de Roca ou Imagens de Vestir são peças escultóricas de madeira, à escala humana, que remontam à Idade Média, em representações religiosas, por vezes, articuladas, de forma a permitirem posições mais expressivas e a facilitar a colocação de vestimentas nas imagens. Contudo, apenas as partes visíveis como mãos, pés e cabeça eram entalhadas e articuladas, pelo que o restante corpo consistia numa simples armação de ripas, material leve, que facilitaria o transporte em andores, nas procissões. Mais tarde, dentro de uma teatralidade barroca, as imagens passariam a ostentar, além do vestuário, valiosas joias, coroas, rosários, livros, espadas ou resplendores, atributos de definição iconográfica.

É no rescaldo da realização do Concílio de Trento (1545-1563) que se vê confirmada a prática da sua utilização como válida para a multiplicação da Fé, sustentando que as imagens, dado ao seu realismo, serviriam para inflamar os sentidos dos fiéis em direção às coisas “celestes”, atuando como pontes entre o devoto e o ser divinizado que representam. Com efeito, até ao final do século XIX, as imagens de roca foram importantes instrumentos de propaganda religiosa católica.

O Museu de Angra do Heroísmo integra no seu acervo, mais precisamente na sua Unidade de Gestão de Belas Artes, um conjunto de peças de Santos de Roca, provenientes do antigo Concento de São Francisco e de outros espaços religiosos da Ilha Terceira, as quais serão objeto de desenho nesta oficina.

A atividade é de frequência gratuita. A sua participação necessita de marcação prévia através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800. 

Cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700 -181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
clean safe

‌
‌
‌
‌
‌