Caro(a) amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo, à semelhança de muitos outros museus do mundo, está encerrado ao público, mas continua a desempenhar a sua missão de guardador da memória coletiva e promotor de cultura.
O seu corpo técnico encontra-se em teletrabalho, desempenhando ações de estudo e investigação sobre o acervo e recebendo teleformação, no âmbito de um programa piloto que visa a implementação da plataforma digital “Catálogo Coletivo de Museus”. Liderado por João Paulo Constância, este programa desenvolvido pela “Estrutura para a Casa da Autonomia”, no âmbito da Plataforma Autonomia dos Açores Digital, permite uma maior uniformização nos critérios utilizados na inventariação de peças, flexibilizando a articulação dos dados compilados que passarão a poder ser acedidos pelo público em geral e compartilhados pelos diferentes museus da Rede Regional.
Rotinas de segurança e de manutenção de instalações continuam a ser executadas por um grupo de funcionários que se desloca periodicamente ao Edifício de São Francisco e Núcleo de História Militar Manuel Coelho Batista de Lima, de forma a assegurar que se mantêm as condições necessárias à preservação do acervo e conservação das infraestruturas.
Paralelamente, foram incrementadas estratégias para, partindo de uma divulgação on line das coleções do Museu de Angra do Heroísmo, difundir conteúdos ligados a diferentes áreas do conhecimento e património. Assim, são publicadas diariamente na página do Facebook do MAH pequenas histórias associadas a peças do acervo da instituição que as contextualizam em termos históricos e culturais, realçando aspetos curiosos, pouco conhecidos ou particularmente pertinentes em função do atual contexto inerentes às mesmas.
Propostas de atividades para os públicos infantil e adulto, inspiradas nos artefatos apresentados, complementam ainda a oferta cultural disponibilizada on line no Facebook e Instagram. A este nível, destaque-se a rubrica “Desafios com Arte ”que, na linha da proposta do Getty Museum de Los Angeles, a que aderiram muitos outros museus, propõe a recriação de obras de arte em casa, convidando a olhar mais de perto para as pinturas sugeridas, estimulando a imaginação e propiciando momentos de humor que aliviam a tensão nestes tempos difíceis.
O sítio oficial do MAH está também a ser alvo de revisão e enriquecimento, passando a incluir acesso aos programas da RTP Açores “A Casa do Tempo”, que dão a conhecer peças ícone do espólio da instituição e uma Galeria que integra as ilustrações da designer Cecília Matos usados em diferentes suportes promocionais de atividades desenvolvidas por este Museu.
Citando a mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Arte, a 15 de abril de 2020, “assim como o homem precisa de oxigénio para sobreviver, também precisa de arte e de poesia." Esta crise recorda-nos, como salienta Aimé Césaire, que a Arte e a Cultura são necessidades vitais para a humanidade, constituindo o fermento da nossa unidade e resiliência. “
Cumprimentos e votos de muita saúde,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
