capa
 

Caro(a) amigo(a) do MAH

No corrente ano de 2019, o Museu de Angra do Heroísmo (MAH) perfaz no próximo sábado, dia 30 de março, 70 anos da sua criação oficial, pelo decreto-lei n.º 3735, de 1949, e 50 anos da sua instalação no Edifício de São Francisco (1969), razão pela qual foi elaborado um programa variado de atividades, sob a designação comum Museu de Ouro, através do qual o MAH faz uma revisitação da sua génese e um balanço das suas ações e da sua presença na comunidade.

As celebrações abrem oficialmente a 29 de março, pelas 20h30, com a inauguração da exposição Museu em Arquivo: 70 anos de Imagens, complementada pela apresentação de um trailer do documentário Museu de Ouro com realização de Cristina Brum, e por uma comunicação de José Guilherme Reis Leite alusiva à efeméride.

Na exposição Museu em Arquivo: 70 anos de Imagens, parte-se do Arquivo de Som, Imagens e Filme desta instituição, onde estão preservadas milhares de imagens que constituem um precioso e inestimável manancial de memórias visuais, para abordar as principais componentes que enformam o Museu: a fundação institucional, a incorporação de acervo, as instalações e as exposições, bem como a produção de informação e a difusão de conhecimento.

Considerando que a comemoração do passado só faz sentido quando se promove a preparação do futuro e que este depende do conhecimento e articulação entre os diferentes parceiros culturais, a 30 de março, entre as 9h00 e as 17h00, decorrerá, no auditório do MAH, um encontro em que os museus regionais e de ilha se farão representar pelos seus diretores, dando a conhecer o programa cultural por eles desenvolvido.

No mesmo dia, inicia-se o ciclo anual de quatro conferências Museu de Ouro, em que reputados especialistas são convidados a apresentar ao público algumas das mais notáveis e representativas peças do acervo desta instituição, com uma conferência de José Jordão Felgueiras sobre o Mobiliário Açoriano do Século de Ouro, na qual o investigador dará conta das especificidades inerentes ao mobiliário de grande qualidade elaborado localmente, em cedro do mato, com decoração incisa ou embutidos, que nos séculos XVI e XVII foi exportado para a Flandres, França e Inglaterra.

Ainda a 30 de março, pelas 21h30, e no âmbito da Temporada Artística da Direção regional da Cultura 2019, decorrerá o concerto Canções de Abril, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, protagonizado por Carlos Alberto Moniz e o seu Quinteto.

Todas as atividades são gratuitas e decorrem em regime de livre acesso.

Cumprimentos,
Maria Fagundes
Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

 
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.