Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo associa-se às Jornadas Europeias do Património | 2019, este ano subordinadas ao tema Arte, Património e Lazer com a inauguração conjunta, a 28 de setembro, pelas 21h00, de duas exposições, Filhos da Luz | Fotografia de Timothy Lima e Island Thinking | Re-act Contemporary | 2019 Edition, numa noite de festa, que assinala a renovação da oferta expositiva apresentada nas Salas do Capítulo e Dacosta e que contará com animação musical de João da Ilha.
Timothy Francisco Lima, vencedor do concurso fotográfico “Lab Jovem 2011”, é professor de Enfermagem e um fotógrafo multifacetado, cuja obra se caracteriza pela imensa admiração da resiliência humana que testemunhou em diversas viagens a diferentes países, nomeadamente Camboja, Vietname, Cabo Verde, Tanzânia e Guiné Bissau, esta última no âmbito de duas missões humanitárias em que participou.
Filhos da Luz é, segundo Joana Limas Lopes, autora de um dos textos do catálogo da exposição, “uma reportagem que prima pelo retrato cru das emoções humanas, captado num ambiente onde, apesar da pobreza extrema, da adversidade, da dúvida e do medo se testemunha o perpétuo e inabalável triunfo da Esperança e do Altruísmo.”
A exposição Island Thinking apresenta obras de 3 artistas de renome internacional, Jakob Kudsk Steensen (Dinamarca / EUA), Paul Rosero Contreras (Equador) e Regina de Miguel (Espanha / Alemanha) e conta com a curadoria de Irene Campolmi e Àngels Miralda. A apresentação deste projeto reflete o resultado do trabalho e pesquisa desenvolvido no contexto da edição de 2019 da residência e laboratório de arte contemporânea Re_act Contemporary, projecto co-fundado por Paulo Arraiano e Paulo Ávila Sousa, que decorre na Ilha Terceira, no período de 16 a 27 de setembro de 2019.
Na mesma são explorados os seguintes temas: tecnologia, política e ética aplicadas a ecossistemas naturais; pensamento decolonial e sociedade dos Açores; preservação de espécies subaquáticas de plantas e animais. Partindo do conceito metafórico de Ilha, a residência foi entendida como um período de pesquisa para visualizar estas áreas temáticas, de um ponto de vista que transcende o processo ecológico, explorando-se os limites conceptuais do isolamento e olhando a ilha como uma imagem aglutinadora que pode simplificar estruturas complexas e enquadrar o ilimitado.
Filhos da Luz estará patente na Sala do Capítulo, até 26 de janeiro de 2020, enquanto a mostra Island Thinking ocupará a Sala Dacosta até 19 de janeiro.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países e que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Em Portugal, a coordenação das jornadas cabe à Direção-Geral do Património Cultural.
Melhores cumprimentos,
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
