Caro(a) amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo sábado, dia 19 de março, pelas 15h00, na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, uma tertúlia subordinada ao tema Melhoramentos na Lavoura e na Genética Animal e Vegetal para Benefício do Pequeno Produtor, em que participarão Artur Machado e Miguel Ferreira.
Na mesma, será explicitado de que modo podem os pequenos produtores melhorar as suas explorações agrícolas, obter maiores rendimentos e aperfeiçoar as boas práticas de modo sustentável e em prol do bem-estar dos seus animais.
Esta atividade insere-se no programa de dinamização da exposição de fotografia As mulheres da terra, patente na Carmina | Galeria até 21 de maio, em que Rui Caria documenta o trabalho de oito mulheres açorianas, com idades compreendidas entre os 21 e os 80 anos, que labutam nas terras, cuidando dos pastos e dos animais, ajudando a família nesta dura atividade diária que é uma das principais fontes de rendimento da Ilha Terceira.
Artur da Câmara Machado é Professor da Universidade do Açores, onde leciona as unidades curriculares de genética, genética molecular e genética clássica, quantitativa e das populações. Foi diretor do Centro de Biotecnologia dos Açores até 2021, em que é atualmente investigador. Tem cerca de 80 trabalhos publicados em revistas internacionais da especialidade em diferentes áreas, nomeadamente, melhoramento de plantas e genética vegetal e animal, e já proferiu mais de 90 comunicações orais e outras tantas em painéis. Mantém inúmeras parcerias com investigadores nacionais e internacionais. Esteve diretamente envolvido nos trabalhos que levaram ao reconhecimento das raças autóctones Barbado da Terceira, Pónei da Terceira e Burro da Graciosa.
Miguel Gomes Caetano Ferreira é um hobby farmer que ,após ter passado vários anos a estudar, trabalhar e viajar fora dos Açores e de Portugal, estabelecendo contacto com realidades rurais diferentes das dos Açores em mais de 30 países, decidiu regressar aos Açores e à sua ilha Natal. Surgiu assim a oportunidade de gerir a propriedade da família, de forma a que esta pudesse deixar de representar um encargo e pudesse ser autossustentável. Desde então, tem vindo a apostar na ovinicultura, caprinicultura e fruticultura entre outras atividades, que vê também como uma diversificação da predominante monocultura da vaca. Esta é a sua forma de pessoalmente contribuir para a sustentabilidade ecológica, económica e social dos Açores e ambicionar uma maior autossuficiência dos sistemas insulares. Trabalha principalmente com animais de raças de carne, como os caprinos Boer e ovinos Ile-de-France, que vende como reprodutores; na fruticultura tem testado e está a apostar em frutos que têm um grande potencial de crescimento nos Açores, mas que tradicionalmente não têm sido potenciados.
A sua ocupação laboral é como Eng. Florestal e Gestor de Recursos Naturais e foi responsável pela criação e gestão de projetos como o galardoado Laboratório de Paisagem das Furnas - Projeto para a Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, que recebeu o Prémio Nacional da Paisagem 2012 devido à sua exemplar implementação da Convenção Europeia da Paisagem.
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
