‌
‌

site_moedaspt6

Caro(a) Amigo(a) do MAH,


A mostra da Doação da Coleção de Moedas de Luís Filipe Thomaz será renovada no próximo dia 16 de junho, pelas 18h00, no espaço da exposição de longa duração Do Mar e da Terra… uma História no Atlântico, com a apresentação do seu núcleo de moedas cunhadas da Índia, intitulada Numária da Índia.

Encerra-se assim o percurso da coleção e do colecionador pelos três grandes centros de surgimento da moeda, ca. 600 a. C.: a Lídia, na Ásia Menor; a bacia do Rio Huang He (Rio Amarelo), na China; e o Noroeste da Índia.

A importância deste conjunto numismático é ainda indissociável da carreira profissional do historiador, que muito cedo estabeleceu laços intensos e profícuos com a presença portuguesa no Oriente, ao dedicar-lhe a sua dissertação de licenciatura “Os Portugueses em Malaca, 1511-1580”, em 1965.

De sublinhar que esta é a 6.ª etapa de uma das mais importantes incorporações realizadas por este Museu, já que a coleção do Professor Luís Filipe Thomaz é das mais completas e abrangentes existentes em Portugal.

_

Luís Filipe Thomaz nasceu em Lisboa, em 1942. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1965) e em línguas orientais pelo Institut National des Langues et Civilisations Orientales, pelo Institut Catholique e pela Universidade de Paris III (1982). Foi Professor Assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade dos Açores e Professor Convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre 1984 e 2002. É, desde 2002, Diretor do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa. É autor de sete livros e de mais de uma centena de artigos, versando quase todos a presença portuguesa no Oriente. Colabora com as revistas Archipel, Anais de História de Além-Mar e Lusitania Sacra. Tem-se dedicado, sobretudo, à História do Oriente, com especial atenção a Timor, onde foi outrora militar, jornalista e professor de Latim e Grego no Seminário de Dare. Foi galardoado com o Prémio D. João de Castro da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, em 1994.

assinatura2023isabel
‌
‌
‌
‌
‌