Caro(a) Amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo acolhe o primeiro lançamento do livro Nova História da Moeda Insulana de António Miguel Trigueiros, que contará com uma mostra conjunta de documentação e numismática, em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no dia 22 de abril, pelas 15h00, na Biblioteca do Edifício de São Francisco (MAH).
Este é um dos livros de história monetária mais aguardados pela comunidade académica portuguesa, que agora vem a público narrando uma história nunca contada por detrás das moedas metálicas e das notas de banco emitidas para circulação privativa nas Ilhas Adjacentes, desde a primeira amoedação insular de 1750 até ao decreto de Salazar da extinção da moeda fraca açoriana em 1932.
Uma obra altamente recomendada e que tem no seu Prefácio, redigido pelo Diretor do Museu de Angra do Heroísmo, Jorge A. Paulus Bruno, o seguinte apreço: «Nova História da Moeda Insulana, 1750-1932 é uma opus magnum no contexto dos estudos publicados em Portugal sobre a moeda que circulou ou que foi cunhada nas ilhas dos Açores e da Madeira. Uma obra desta dimensão e craveira vem enriquecer sobremaneira o panorama dos estudos numismáticos que têm sido publicados em Portugal.»
Cumprimentos,