Versão Online
_Lançamento do Livro JPB
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

O Museu de Angra do Heroísmo acolhe no próximo sábado, 26 de março, pelas 15h00, o lançamento do livro Meros do Mundo, da autoria de João Pedro Barreiros, cuja apresentação estará a cargo de Ricardo Serrão Santos.

Esta atividade assinala o encerramento da exposição Retratos de Meros, patente na Sala do Capítulo até 27 de março, em que se exibem os originais das ilustrações científicas, realizadas desde 2016, constantes do livro a apresentar.

Nesta edição bilingue da editora Letras Lavadas, João Pedro Barreiros, professor da Universidade dos Açores, apresenta o resultado de estudos que tem vindo a desenvolver desde 1989, sobre estes peixes ósseos pertencentes à família Epinephelidae, que contam presentemente com cerca de cento e sessenta espécies, dando conta do conhecimento do seu estado de conservação, da sua eventual vulnerabilidade, do potencial pesqueiro, bem como das necessidades de conservação em áreas marinhas protegidas.

João Pedro Barreiros nasceu em Lisboa a 21 de outubro de 1964. Oriundo de uma família macaense, tendo vivido em Angola e em Lisboa, optou por estudar e viver nos Açores, no final do Ensino Secundário. Já licenciado em Engenharia Zootécnica, ingressa na Universidade dos Açores, como Assistente Estagiário, em 1991. Em 1995, presta Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na especialidade de Etologia Animal e, em 2001, conclui o Doutoramento em Biologia/Ecologia Animal. Em 2008, defende Provas de Agregação em Etologia Animal, sendo, atualmente, Professor Auxiliar com Agregação pela Universidade dos Açores, onde é docente de disciplinas várias nas licenciaturas de Natureza e Património, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e no mestrado em Engenharia Zootécnica.

Autor e coautor de mais de 90 publicações em revistas internacionais com arbitragem científica, bem como de vários artigos de divulgação científica, crónicas e livros, tem direcionado a sua investigação sobretudo para predadores aquáticos nos Açores, Golfo da Guiné e Brasil onde, nos últimos anos, se tem dedicado principalmente à bacia Amazónica.

Ilustrador científico membro do Guild of Natural Science Illustrators, João Pedro Barreiros, começou a desenhar e a pintar em criança com o seu pai, Pedro Barreiros, médico internista e, também, artista plástico, mas desde sempre se focou, essencialmente, na ilustração científica e no desenho, encontrando-se representado em coleções públicas e privadas tanto em Portugal como no estrangeiro.

Pertence a diversas associações nacionais e internacionais, nomeadamente à União Internacional de Conservação da Natureza, desde 2007, e à Academia de Marinha, como membro correspondente, na classe de Artes, Letras e Ciências, desde 2014.

Ricardo da Piedade Abreu Serrão Santos, Ministro do Mar em exercício desde 26 de outubro, de 2019, nasceu em Portalegre em 1954. É casado, tem dois filhos e vive entre São Miguel e o Faial. Licenciado em Psicologia e Ecologia Comportamental no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e doutorado em Biologia Ambiental e Evolutiva na Faculdade de Ciências da Universidade de Liverpool, Reino Unido, em 1992.

É Investigador Principal da Universidade dos Açores onde foi Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas entre 1997 e 2011. 

Foi Presidente do Instituto do Mar-IMAR entre 2006 e 2014 e membro dos conselhos coordenadores dos laboratórios associados: Instituto de Sistemas e Robótica 2001-2011) e LARSyS entre (2011-2014).   

Entre 2003 e 2012, exerceu o cargo de Pró-Reitor da Universidade dos Açores para os Assuntos do Mar e para a coordenação do Campus da Horta. Foi Delegado Nacional ao Comité das Infraestruturas de Investigação da CE para os FP6 e 7 e Delegado Nacional ao ESFRI (European Strategy Forum for Research Infrastructures) da CE. 

Pertenceu a conselhos científicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, onde foi também coordenador do Painel de Ciências do Mar.

Foi professor visitante da Faculdade de Ciências Naturais e do Ambiente da Universidade de Southampton (2013-2016). 

Entre 2008 e 2012, foi membro da Direção do Fórum Permanente para os Assuntos do Mar. 

Entre 2014 e 2019, foi membro do Parlamento Europeu.

Foi Vice-Presidente do European Marine Board, presidente do EurOcean e é vice-presidente do Conselho Científico do Instituto Oceanográfico de Paris.

 

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados