Versão Online
banner-conferencias-mdo-o-real-de-angra-940x500
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

O Museu de Angra do Heroísmo promove a 8 de junho, pelas 15 horas, mais uma conferência integrada no programa de celebrações “Museu de Ouro”, com o qual o MAH assinala os seus 70 anos de existência, 50 dos quais no atual Edifício de São Francisco, convidando reputados especialistas a apresentar ao público algumas das mais notáveis e representativas peças do seu acervo. 

Nesta sessão, a decorrer no auditório do MAH, o numismata João Pedro Vieira desenvolverá o tema “Joias da Numismática Portuguesa: o Real de Angra”, centrando-se num raríssimo exemplar de que o Museu de Angra do Heroísmo é detentor, de forma a explicar a importância histórica e simbólica daquela que foi a primeira moeda cunhada em Angra, que data do tempo de D. António Prior do Crato, assim como a sua inserção na economia e na política de resistência terceirenses.

Técnico de Museologia, Numismática e Notafilia no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, João Pedro Vieira é licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo feito um curso de especialização em História Antiga na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É autor de um grande número de artigos em livros e revistas sobre numismática e história do dinheiro e das religiões, em Portugal e no estrangeiro, temas que abordou também já em conferências e colóquios, nomeadamente na Academia das Ciências de Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Museu do Oriente.

Cumprimentos,

Maria Fagundes

Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S. Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

110x110

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados