Caro(a) amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no próximo sábado, dia 24 de abril, pelas 15h00, a instalação Extremophilarum, da autoria de Catarina Nunes e Mariana Ramos, que se assume como uma expedição espacial inspirada por extremófilos habitantes das fontes termais açorianas.
Mariana Ramos e Catarina Nunes, desde o início das suas práticas artísticas, têm desenvolvido um corpo de trabalho pleno de referências a conceitos científicos, tendo-se os seus percursos criativos cruzado no encanto pela natureza e pela sua interpretação. Numa viagem à Ilha de S. Miguel, encontraram no OMIC (Observatório Microbacteriano dos Açores) referência aos extremófilos, microrganismos que vivem sobre condições extremas. Este tópico fascinante provocou uma pesquisa intensa sobre estes seres que as transportou para uma relação com a astrobiologia e com a possibilidade da existência de vida microbiológica noutros planetas.
Patente na Sala Dacosta, até 27 de junho, Extremophilarum apresenta um cenário ficcional em que se explora o macrocosmo de três exoplanetas habitados por organismos, cujo corpo espelha anseios, paixões, desejos, medos, relações simbólicas e até potencialmente teológicas. As artistas plásticas propõem uma viagem ao encontro de novas interpretações morfológicas, orgânicas ou biológicas, criando leituras de possíveis paralelos, numa forma aproximada de relação antropológica.
A assinalar esta inauguração terá lugar, pelas 15h00, uma comunicação via ZOOM pela professora Maria de Lurdes Enes Dapkevicius, docente da Universidade dos Açores, subordinada ao tema Resistir, adaptar e persistir: a vida nos ambientes extremos, que contextualizará o conceito de extremofilia que serviu de ponto de partida para esta instalação. A mesma poderá ser assistida presencialmente no auditório do MAH, em tela montada para o efeito ou seguida através do acesso aos seguintes links: https://www.facebook.com/vitecazorestv /https://www.youtube.com/c/AzoresTVbyVITEC .
Neste evento serão asseguradas todas as medidas de prevenção sanitária em vigor de forma a salvaguardar a segurança dos participantes.
Melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

