Versão Online
mai26-banner-inaug-expo-luis-godinho-940x500
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura na próxima quarta-feira, dia 9 de junho, pelas 21h00, na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, a exposição de fotografia de Luís Godinho Blood Red Luxury. Na ocasião, decorrerá uma conversa com o Hugo Tiago, crítico e comentador de fotografia, sobre o percurso deste fotógrafo terceirense e sobre as circunstâncias que motivaram estes registos em particular.

Na mostra Blood Red Luxury, patente ao público até 18 de setembro de 2021, Luís Godinho reporta as condições desumanas em que é feito o garimpo de pedras semipreciosas de Ganet (Granada), na Mina de Thatha localizada no distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, na comunidade de Mahera. Os terrenos são do Governo, mas a exploração é ilegal e sem condições mínimas de trabalho, tanto ao nível da higiene como da segurança. Além do impacto ambiental e dos danos pessoais decorrentes dos acidentes, esta situação reflete-se em termos sociais, provocando o aumento do abandono escolar, da prostituição e de doenças como a tuberculose e o VIH-SIDA

A inauguração decorre em regime de livre acesso, cumprindo-se as normas de segurança determinadas pela legislação em vigor, pelo que a participação é limitada e definida em função da ordem de chegada dos participantes.

Luís Godinho nasceu em Angra do Heroísmo, em 1983. Licenciado em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade dos Açores, tem um vasto currículo como fotógrafo, com destaque para a fotografia documental e fotojornalismo. Tornou-se fotógrafo profissional em 2017 e o seu trabalho é reconhecido internacionalmente pelos editores dos principais sites e revistas de fotografia, incluindo: National Geographic, Leica Fotografie International, Lens Culture, 500px e 1x. Vencedor e finalista de vários concursos internacionais, tem também fotografias publicadas em vários livros internacionais de fotografia. Em 2017, ganhou o Primeiro Prémio dos Sony World Photography Awards. Foi Câmara de Prata em 2019 e de Bronze, em 2020, no Concurso de Fotógrafo Europeu do Ano, ambos na categoria de fotojornalismo. Atualmente, vive e nos Açores e trabalha como fotógrafo freelancer em todo o mundo.

 

Melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

110x110Selo Clean&Safe png

‌

 

 

 

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados