Caro(a) amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo renova em setembro a sua oferta expositiva, apresentando duas novas exposições no Edifício de São Francisco e na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, Se eu não Posso Tocar Posso Ver? e Prémio Fotográfico AFAA. Assim, no dia 17, a partir das 15h00, a Sala Dacosta passará a exibir um conjunto de criações de Carolina Rocha, artista plástica terceirense que privilegia um processo de criação que tem por base o acaso controlado, direcionando-se, segundo Pedro Arrifano, “para o acidente, aquilo que aconteceu, mas podia não ter acontecido, um acidente controlado que não se deixa ferir de morte.” A 23, pelas 21h00, inaugura na Carmina| Galeria de Arte Contemporânea DSL uma exposição de fotografia que traz a público os doze trabalhos premiados, em 2020, pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, no seu concurso fotográfico bianual, num total de 36 fotografias.
O encerramento da exposição de pintura em grande formato de Luis Herberto O que Faz Falta … É Malhar na Malta é assinalado por uma mais uma sessão das visitas temáticas à hora do almoço, Venham mais 5!, orientada pelo autor, que terá lugar a 8 de setembro, pelas 13h00. A partir das 12h00, é possível almoçar no bar existente naquele núcleo expositivo do MAH, sendo a refeição, com o custo de 12€50, adquirida à empresa Health 2 Go, mediante reserva prévia aquando da inscrição para a visita. A mesma deve ser realizada através do e-mail museu.angra.agenda@zores.gov.pt ou do telefone 295 240 800. No dia seguinte, pelas 21h00, decorrerá também naquele espaço uma tertúlia entre artistas orientada por Luís Herberto intitulada O que Faz Falta… uma Conversa com a Malta.
Igualmente a 9 de setembro, pelas 18h00, decorre, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, a apresentação do projeto Arquivo Memória, promovido pela ACOA – Associação de Amigos do Parque e Museu do Coa, que tem vindo a proceder ao registo de testemunhos das gerações mais velhas com diferentes experiências e formações, de forma a criar uma base documental que registe a história recente e que possibilite diferentes linhas de investigação e abordagens artísticas. Serão divulgados depoimentos recolhidos localmente relativos a experiências ligadas ao sismo de 80.
A música integra também a programação de setembro no MAH. A par dos habituais concertos Domingos com Música, protagonizados por Gustaaf van Manen, nos dias 4 e 18, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, pelas 11h00, o claustro do Edifício de São Francisco acolhe o essemble musical Trovar o Povo, a 25 de setembro, pelas 21h00. Este agrupamento é constituído por dois jovens músicos portugueses, Jorge Luís Castro e João Francisco Távora, especializados em música antiga e com relevante atividade em Portugal, Reino Unido, Alemanha e Países Baixos. Os mesmos apresentarão o concerto Do Povo Para o Povo, que parte das recolhas etnográficas do folclore português, interpretando e reinventando-as num novo objeto artístico que une a interpretação etnográfica e histórica à criação e recriação musical.
O ateliê infantil de expressão plástica Brincar aos Artistas, a 10 de setembro, e um torneio de canasta, promovido pela Confraria da Canasta da Terceira, a 17, completam a oferta cultural do MAH, para o presente mês.
Esteja connosco em setembro!
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica -Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
