Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
Neste domingo, a música volta ao Museu de Angra do Heroísmo. Pelas 11h00, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, o organista residente do MAH, Gustaaf van Manen, protagonizará mais um concerto no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, desta vez acompanhado por um convidado, Miguel Maduro-Dias. O concerto, de frequência gratuita, decorre no coro da referida Igreja, propiciando uma ocasião para admirar os magníficos painéis de azulejos que o adornam.
Miguel Maduro-Dias, natural da Ilha Terceira, ingressa, em 2009, no Departamento de Música da EBS Tomás de Borba, estudando com Luísa Alcobia Leal (Canto), Antero Ávila (Composição) e José Sousa (Guitarra).
No ano letivo de 2013/14, transfere-se para Aveiro, onde prossegue os seus estudos musicais na Universidade de Aveiro com Isabel Alcobia.
Participa, desde 2011, em várias masterclasses, tendo aulas de Canto com Claire Vangelisti e Isabel Alcobia e de Direção Coral com Paulo Lourenço e Gonçalo Lourenço no Curso Internacional de Música Vocal em Aveiro (CIMVA). Trabalha também com Pierre Mak, Susan Waters, João Paulo Santos, Helen Lawson e Ulrike Sonntag. Nos XXVIII Cursos Internacionais de Música da Casa de Mateus teve a oportunidade de trabalhar com Maria Cristina Kiehr.
Através do CIMVA, interpreta o papel de Júpiter da ópera Orphée aux enfers de J. Offenbach; Gianni Schicchi, na ópera homónima de G. Puccini; Sarastro, na ópera Die Zauberflöte de W. A. Mozart; e Escamillo, na ópera Carmen de G. Bizet. É convidado a ser Ben em The Telephone de G. C. Menotti (2015). Integra também o elenco de Gianni Schicchi, desta vez como Simone, no workshop Preparing Stage Singing (2016) com Claudio Desderi, na Fundação Calouste Gulbenkian. No Festival ZêzereArts 2018, assumiu os papéis de Bartolo e Antonio n’As Bodas de Figaro de W. A. Mozart.
Tem sido convidado a desempenhar vários papéis de Teatro Musical com a Orquestra Filarmonia das Beiras, como: Jafar em O Aladino e a Lâmpada Mágica; Leão em O Feiticeiro de Oz; Rei Tritão em A História da Pequena Sereia e Gaston em O Mundo Mágico da Bela e o Monstro.
A solo integra o ensemble de solistas em The Armed Man - A Mass for Peace de Karl Jenkins (2014), na Paixão Segundo S. Mateus de J. S. Bach (2015) e participa no projeto Música nas Escolas (2016) com a Orquestra Filarmonia das Beiras, onde tem a oportunidade de interpretar Il Maestro di Capella. Também com esta orquestra pôde interpretar a História Trágico-Marítima de F. Lopes-Graça (2017) e fazer parte da Messa da Requiem de G. Verdi (2018). É convidado a cantar na Paixão Segundo S. João de J. S. Bach, na IX edição do Festival de Música Antiga em S. Miguel (2017) e é solista em Die Schöpfung de J. Haydn no Festival ZêzereArts 2017.
No campo da formação coral, participa nas XV e XVI Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora trabalhando com Paulo Lourenço, Pedro Teixeira, Owen Rees e Armando Possante. Em 2017, através do I Estágio Coro Gulbenkian, junta-se ao coro da Fundação para cantar no projeto Grandes Coros de Ópera e no Rising Stars, com o coro do estágio. A partir da temporada 2017-2018, tornou-se membro do Coro Gulbenkian.
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
Fax: +351 295 240 818
