Versão Online
DSC_6860a
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

No passado dia 14 de maio, o Museu de Angra do Heroísmo recebeu em depósito um painel em alto-relevo, de grandes dimensões, da autoria de Manuel Dias Júnior, pertencente à Coleção do Banco Santander, que visa através desta iniciativa disponibilizar ao público o seu património artístico e cultural, através de parcerias com museus.

A peça em cedro-do-mato, agora exposta no acesso ao claustro do Edifício de São Francisco, evoca, através de uma singela urdidura de símbolos, pormenores que se encontram entranhados na cultura, na tradição e no modo de vida açoriano, o que justifica a sua integração no percurso expositivo do MAH.

A obra do escultor micaelense, que viveu alguns anos na Ilha Terceira, pode ser considerada arte popular ou folclórica, pela repetida estilização de elementos iconográficos regionais, como os que assomam neste painel:  o capote, a pomba do Espírito Santo e o touro, entre outros.

A obra escultórica de Manuel Dias Júnior, quantificada acima de um milhar, está representada nos mais variados locais como, por exemplo, no Museu da Casa Branca, em Washington, expressando, de forma vernacular, o empenho, a inocência, a criatividade e a inspiração, da história e da herança cultural açorianas.

Cumprimentos,

 Maria Fagundes

Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S. Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

110x110

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados