Cartaz confe. Boa Nova - Motorização do Exército
 

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

O Museu de Angra do Heroísmo promove a 16 de novembro mais uma sessão de Conferências na Boa Nova, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, desta vez subordinada ao tema “100 anos de Motorização do Exército Português.”

Nesta comunicação, Luís Afonso Costa, abordará cem anos de utilização de viaturas automóveis no Exército Português, desde a aquisição das primeiras viaturas automóveis, no inicio do século XX, passando pelos anos da Grande Guerra, os anos trinta e o inicio da motorização em grande escala de muitas das unidades do Exército Metropolitano. O período da Segunda Guerra Mundial, e consequente aquisição de material para a defesa de Portugal, a defesa das Ilhas atlânticas e das Colónias de África e Oriente são igualmente alvo de análise, bem como os compromissos de defesa assumidos no âmbito da NATO, o deflagrar da guerra colonial e a utilização de viaturas em África. Finalmente, explanará os novos compromissos de defesa assumidos com a NATO nos anos setenta e oitenta, e as novas missões atribuídas ao Exército nos anos noventa e dois mil, em que as viaturas automóveis sempre estiveram e estão presentes. 

Luís Afonso Costa dedica-se à investigação histórica sobre as viaturas utilizadas pelo Exército, sendo colaborador do “JORNAL DO EXÉRCITO” e da “REVISTA DA CAVALARIA”. É sócio fundador da Associação Portuguesa de Veículos Militares, constituída em fevereiro de 2010, e colaborador do Museu Militar de Elvas, na área do restauro, conservação e divulgação da história das viaturas militares portuguesas, através da A.P.V.M., bem como da Direção de História e Cultura Militar do Exército.


Cumprimentos,

Maria Fagundes

Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S. Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818


 
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.