Versão Online
FB_Pub_Conf Guerra Fria
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

 

O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo sábado, dia 7 de maio, uma comunicação intitulada As Informações Militares em Portugal no Período da Guerra-Fria, de 1974-1991, tendo como orador o Tenente-Coronel António Pedro Menezes, 2.º comandante do Regimento de Guarnição Nº.1.

 

Na mesma, pretende-se dar a conhecer o papel que as informações militares portuguesas desempenharam, nos primeiros alvores da democracia, enquanto garante da Segurança Nacional, explicitando-se como, em 26 de Novembro de 1975, após uma efémera existência do Serviço Diretor e Coordenador da Informação (SDCI), a 2.ª Divisão do Estado-Maior General das Forças Armadas assume a liderança das informações nacionais, lançando os  alicerces para a edificação do Serviço de Informações Militar que, entre 1975 e 1991, viria a mostrar-se essencial no combate às ameaças à Segurança Nacional, manifestadas pela espionagem Soviética e as atividades de grupos de extrema-esquerda e extrema-direita.

 

Esta comunicação insere-se no plano de dinamização da exposição  “Comunicações na Ilha Terceira: o Radioamadorismo e a Guerra Fria”, patente até 3 de julho na Sala do Capítulo.

 

A riqueza e diversidade do acervo do MAH no domínio das radiocomunicações, resultante em parte de duas importantes doações efetuadas nos últimos anos, uma por Victor Jorge Pamplona Ramos (1937) e outra pelos herdeiros de João Fernando Goulart Bettencourt Pereira Porto (1928-2012), tornou possível efetuar esta abordagem expositiva em que se apresenta uma seleção representativa da evolução das comunicações via rádio, com destaque para o radioamadorismo e para um determinado aspeto das comunicações ocorridas na Ilha Terceira, no contexto da Guerra Fria. Esta exposição representa, assim, uma homenagem a todos os profissionais e amadores que se dedicam às comunicações rádio, com especial referência a Victor Ramos e João Porto, pelo profissionalismo e dedicação com que exerceram, ao longo da sua vida, tal atividade.

 

 

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS

DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800

museu.angra.info@azores.gov.pt

http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados