Enviamos-lhe em anexo a agenda de atividades para o mês que agora se inicia e da qual destacamos a Noite dos Museus, a celebrar a 19 de maio. Este ano evocam-se histórias de baleação, que dão mote a um variado programa que inclui a exposição Mar Nosso|Cerâmica de Adolfo Mendonça, uma visita orientada a um bote baleeiro varado no claustro do Edifício de São Francisco e a apresentação de uma versão única e condensada da opera folk Rimanço de Mateus e da Baleia, um projeto do Grupo de Teatro Cães do Mar com música composta pelo maestro Antero Ávila. Um ateliê de construção de moldes, orientado pelo ceramista Adolfo Mendonça, que se inspira na vida marinha açoriana, tendo como especial referência os cetáceos, decorrerá também neste sábado, das 14h00 às 17h00.

A 18 de maio, sexta-feira, o MAH assinala o Dia Internacional dos Museus com o lançamento do guião pedagógico Em viagem com o Coelhinho de Dacosta, com que se pretende fazer uma iniciação do público infantil à obra deste pintor terceirense, mediante a apresentação em power point de uma história criada a partir das suas obras, a ser disponibilizada on line, e que é passível der acompanhada por uma narração oral que incita à participação das crianças, convidando-as a interagir com as personagens pintadas.

Café Teatro pela companhia de Teatro residente do MAH, A Sala, a 4 de maio, pelas 21h00; a mostra gratuita de sabores europeus Provar a Europa, promovida pela Europe Direct Azores para celebrar o Dia da Europa, a 9 de maio;  um concerto solidário organizado pela Associação de Estudantes da EBS Tomás de Borba e docentes do Departamento de Artes daquele estabelecimento de Ensino, a 11 e maio e o Festival + Jazz, nas noites de 25 e 26 de maio, são excelentes razões para vir até ao Museu de Angra do Heroísmo, espaço de memória e arte, mas também de celebração e de convívio aberto a diferentes manifestações culturais.

A par das exposições Tudo no Mundo Existe para Acabar em Livro | instalação de Arte Contemporânea de Dionísio Souto Abreu e Pintura e Gravura de Wall Perné | uma coleção holandesa de Gustaaf van Manen nos Açores inaugurar-se-á a 26 de maio, no IV momento da exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, a 11ª mostra Museu Adentro, em que será exposta a primeira incubadora a ser utilizada pelo serviço de Pediatria do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Na Sala Edifício de São Francisco/Memórias, a partir de 15 de maio, será exposta uma magnífica peça de scrimshaw, no âmbito da rubrica Tesouros da Casa Forte.

O ateliê Flores do Mar/iniciação a trabalho em escamas de peixe, organizado em pareceria com o Centro Regional de Apoio Artesanato, a Classe de Teatro Infantil pelos Cães do Mar e um conjunto de visitas orientadas e oficinas pedagógicas ligadas à dinamização das exposições de longa duração e temporárias, para público escolar e outros grupos, completa a oferta do MAH para o presente mês.

Esteja connosco em maio.

 

Maria Fagundes

Secretariado

 

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

 

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

 

 
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.