Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo renova neste mês a sua oferta expositiva, inaugurando, a 9 de junho, pelas 21h00, na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas, a exposição de fotografia de Luís Godinho Blood Red Luxury, que documenta as condições desumanas em que é feito o garimpo de pedras semipreciosas de Ganet (Granada), na Mina de Thatha, localizada no distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, na comunidade de Mahera.
No primeiro sábado do mês, são retomadas as saídas de campo Eterno Descanso, realizadas no âmbito da dinamização da exposição A Ilha Terceira em Tempos de Peste, com uma visita orientada pelo arqueólogo Pedro Parreira, técnico superior da Direção Regional da Cultura / DPMIA, às ruínas do antigo Convento de Santo António dos Capuchos, edificado em 1643, aproximadamente no local onde se erguera uma pequena capela improvisada pelos dois franciscanos que tinham tomado a seu cargo cuidar e sepultar no campo sagrado, criado para esse efeito, as vítimas da peste de 1599, e que, em 1620, dera lugar à ermida de São Roque.
A mesma exposição motiva também duas oficinas a desenvolver no Serviço Educativo, a 12 e 19 de junho, pelas 14 horas. A primeira, intitulada Caixas de Bom Olhado, será dinamizada pela artesã Bianca Mendes, que dará a conhecer mezinhas e crenças tradicionais relacionadas com a proteção da família e do lar. Na segunda, Saúde pelas Ervas, Catarina Meneses, Engenheira do Ambiente, monitora do projeto No Planet B | As Nossas Quintas, apresentará as potencialidades do cultivo de hortas urbanas em varandas e outros pequenos espaços.
No Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima será promovida, a 26 de junho, uma demonstração de tiro com arco, pela Arco 3, secção do Clube Desportivo de Tiro da Ilha Terceira, precedida por uma breve alocução de um dos seus membros, Rui Marques, sobre a prática desta modalidade na Ilha Terceira.
Semanalmente, continuarão a decorrer os concertos Domingos com Música, protagonizados pelo organista residente do MAH, Gustaaf van Manen, no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia.
No último dia do mês, os dinossáurios regressam ao Serviço Educativo na oficina infantil Museu Jurássico, em que, de uma forma prática e divertida, se aplicam alguns conceitos de paleontologia.
Continuam a realizar-se diariamente, de quarta-feira a domingo, as visitas à Fortaleza de São João Baptista, mediante agendamento prévio, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30.
O Serviço Educativo do MAH faculta ainda uma oferta de visitas e ateliês gratuitos de natureza sociocultural para escolas e instituições, passível de ser consultada no sítio do MAH: https://museu-angra.azores.gov.pt/servico-educativo.html .
A frequência das oficinas para adultos e crianças é gratuita, mas dependente de inscrição prévia através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.
Todas as atividades respeitam as normas de segurança determinadas pelas normas sanitárias vigentes.
Esteja connosco em junho!
Melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

