Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo
Em setembro, o Museu de Angra do Heroísmo retoma a dinamização dos seus espaços expositivos, promovendo um conjunto diversificado de atividades direcionadas para diferentes tipologias de público, nomeadamente conferências, concertos, oficinas, visitas orientadas e projeções comentadas de filmes.
Assim, na próxima sexta-feira, dia 3, retomam-se as projeções comentadas na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea, onde está patente a exposição de fotografia de Luís Godinho Blood Red Luxury. Nesta segunda sessão de Filmes à Lupa e na terceira, a decorrer no penúltimo dia de vigência desta exposição, 17 de setembro, Hugo Tiago comentará produções cinematográficas que abordam ao garimpo, respetivamente Diamantes de Sangue, realizado por Eduard Zwick (2006), com Leonardo DiCaprio, e Presas Brancas, realizado por Randal Kleiser (1991), com Ethan Hawle.
No primeiro do mês, no Serviço Educativo, terá lugar a oficina familiar Dito no Vento, desenvolvida no âmbito da mostra Vitrine de Curiosidades | Heliógrafo Militar Tipo MANCE MK V, em que serão construídos papagaios de papel, originariamente utilizados na China (770-476 a.C.) como mecanismo de comunicação militar.
A 11 de setembro, o historiador Carlos Enes proferirá no auditório do MAH, pelas 15h00, a comunicação A Peste de 1908 e a Atual Pandemia: Medos e Atitudes Comportamentais Semelhantes. No mesmo dia, pelas 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Guia decorrerá um concerto de órgão protagonizado por Gustaaf van Manen, inserido no programa A Música e o Mundo | Encontros Sonoros do Atlântico.
A exposição Cavalos de Ferro | Histórias Breves do Automóvel, vigente no Edifício de São Francisco até 31 de outubro, será objeto, a 16 de setembro, de uma visita à hora do almoço, desenvolvida no âmbito da rubrica Venham mais 5!, orientada por Miguel Azevedo, Miguel Figueira, Rafael Barcelos e Vítor do Castelo. A 18 de setembro, a mesma exposição dará o mote à Oficina de Sobrevivência para Automobilistas, que terá como monitora a piloto de rally Carla Costa. Nesse mesmo sábado, decorrerá o torneio A Canasta vai ao Museu 2, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, organizado pela Confraria da Canasta da Ilha Terceira.
Finalmente, a 24 de setembro, inaugurará na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, a exposição I Have Been in Love for 8 Million Years, que apresentará trabalhos realizados no âmbito da residência artística Re_Act Contemporay 2021 pelos artistas Adrien Missika, Ingela Ihrman, Pedro Barateiro e Richard Healy.
O Serviço Educativo mantém um conjunto de atividades assocadas à exploração das diferentes exposições de longa duração e temporárias para escolas e grupos ligados a associações de natureza social ou cultural passíveis de serem frequentados gratuitamente. Continuam também a decorrer de forma gratuita, até 31 de setembro, visitas orientadas à Fortaleza de São João Baptista, de terça a domingo no seguinte horário: 10h00/12h00, 14h30/16h30.
A frequência de oficinas e visitas orientadas depende de agendamento prévio através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.
Reencontre-se com o seu Museu, estando connosco em setembro!
Melhores cumprimentos
Isabel Mendes Caetano
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
