Versão Online
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

O Museu de Angra do Heroísmo continua no presente mês a renovar a sua oferta expositiva, mantendo igualmente uma oferta cultural que passa pelo aprofundamento de temas ligados a peças do seu acervo, através de comunicações de reputados especialistas, e também pela música, pelo teatro e pela dinamização de oficinas de expressão plástica e artesanato.

O concerto comemorativo do Dia Mundial da Música, previsto para o Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, será adiado para 5 de outubro, pelas 21h00, dado o agravamento do estado de tempo a 1 de outubro. O mesmo contará com a presença do cravista Gustaaf van Manen, do violoncelista Orest Grytyuk e dos flautistas Rodrigo Santos Lima, Alexandra Félix e Luana Rocha.

A partir de 7 de outubro, ficará patente na Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo, no Pátio da Alfândega, a exposição "Comer e Beber nas Trincheiras", que reúne um conjunto de cantis e marmitas pertencentes à Coleção de Militaria do Museu de Angra do Heroísmo, alojada no NHMMCBL.

A 12 de outubro, o MAH realiza mais uma edição do "Museu Adentro", desta vez associando-se às comemorações do cinquentenário da inauguração do edifício da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, através da mostra de um antigo modelo pedagógico de Botânica, pertencente ao espólio do Liceu Nacional de Angra do Heroísmo. Na ocasião, Eduardo Dias, professor da universidade dos Açores, proferirá a comunicação "Do Mito à Realidade | o Ensino da Botânica em Portugal".

Uma interessante Cruz de Honra das Mães Alemãs, medalha criada em 1938, por Adolf Hitler, para fomentar a natalidade, substituirá, a 15 de outubro, a ocarina apresentada na "Vitrine de Curiosidades", na Sala Edifício de São Francisco | Memórias.

Maria Ana Bobone, técnica superior do Museu Nacional dos Coches, encerrará o ciclo de Conferência Museu de Ouro com a comunicação "Um passeio de Traquitana… pela Historia dos Transportes", que salienta a singularidade de uma notável viatura que integra a Coleção de Transportes do MAH.

O ateliê "Registos de Santinhos", em que será demonstrada a elaboração desta manifestação singular do artesanato açoriano, pela prestigiada artesã Maria da Graça Páscoa, assinalará o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, a 19 de outubro, pelas 14h00. As inscrições estão já a decorrer através do mail museu.angra.agenda@zores.gov.pt ou do telefone 295240800. Esta atividade decorre no âmbito de um protocolo com o Centro do Regional de Apoio ao Artesanato.

Um ateliê de ilustração infantil, coorganizado com o Sindicado Democrático de Professores dos Açores, terá lugar a 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, tendo como formadora Flávia Medeiros, autora da obra a ilustrar, “Ser Azuleta”. O mesmo destina-se a crianças entre os 6 e os 14 anos e as inscrições podem ser feitas através dos contatos já referenciados acima.

Visitas orientadas com diferentes temáticas e para várias faixas etárias aos diferentes espaços expositivos do MAH complementam a oferta cultural do MAH para presente mês.

Lembramos que, na Sala do Capítulo, está patente uma exposição de fotografia de viagem, "Filhos da Luz", da autoria de Timothy Lima, enquanto na Sala Dacosta se apresentam obras dos videastas Kudsk Steensen, Paul Rosero Contreras e Regina de Miguel, integradas na exposição "Island Thinking", que tem como curadoras Irene Campolmi e Àngels Iralda. A mesma resulta de mais uma edição da residência artística Re_Act Contemporay, equacionando temas ligados à tecnologia, política e ética aplicadas a ecossistemas naturais.

Esteja connosco em outubro!

Melhores cumprimentos,

 

Maria Fagundes

Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S. Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

110x110

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados