Caro(a) amigo(a) do MAH,
Em novembro, o Museu de Angra do Heroísmo aumenta a sua oferta expositiva, inaugurando no dia 23, pelas 15h00, em colaboração com a Divisão do Património Móvel, Imaterial e Arqueológico da Direção Regional da Cultura, a mostra A Europa Começa Aqui!, promovida pelo Gabinete de Estratégia Planeamento e Avaliações Culturais do Ministério da Cultura, com a qual se pretende valorizar a diversidade do património nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural, mediante a apresentação de 39 fotografias de locais distinguidos com a Marca de Património Mundial.
Na Sala do Capítulo, expõe-se até janeiro Filhos da luz | fotografia de Timothy Lima, enquanto na Sala Dacosta, e também até ao início do próximo ano, se exibem trabalhos dos videastas Jakob Kudsk Steensen, Paul Rosero Contreras e Regina de Miguel, impressionantes quer pela beleza das imagens recolhidas, quer pela acuidade das questões levantadas em termos da urgência e da necessidade de preservação de ecossistemas naturais ameaçados.
No âmbito das rubricas Museu Adentro, mantém-se em exposição um modelo pedagógico de Botânica pertencente ao acervo do antigo Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, hoje ao cuidado do MAH, sendo a Cruz de Honra da Mães Alemãs, exposta na Vitrine de Curiosidades, substituída a 19 de novembro, pelos vestígios remanescentes de um par de sapatos recuperados, em 1990, na Igreja de Nossa senhora da Guia, aquando do levantamento dos enterramentos aí existentes. Na Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo, apresenta-se a mostra Comer e Beber nas Trincheiras, na qual se dá a conhecer um conjunto de marmitas e cantis pertencentes à Coleção de Militaria do Museu de Angra do Heroísmo.
A Companhia de Teatro residente do MAH, A Sala, apresenta a 8, 15 e 16 de novembro, pelas 21h30, o espetáculo A Tasca, recriando, no auditório do MAH, o ambiente afadistado característico destes espaços, num espetáculo que tem como elo aglutinador os amores e desamores da proprietária e as múltiplas histórias dos seus clientes.
As Conferências na Boa Nova voltam a 20 de novembro, com uma comunicação do professor da Universidade Nova de Lisboa, Luís Costa e Sousa, subordinada ao tema De Portugal ao Atlântico, 1580-83: Iconografia da Anexação, em que será abordada a campanha militar que conduziu à anexação de Portugal à coroa espanhola, interligando os quatro grandes momentos deste processo a partir dos materiais iconográficos subsistentes.
No que se refere a oficinas, são duas as propostas apresentadas no presente mês para crianças e adultos. A 16, sábado, pelas 14h00, terá lugar o ateliê familiar Quando a Tinta não Vinha em Tubos, em que se explicitam os processos tradicionais de preparação das tintas e suportes para pintura, antes da comercialização de produtos produzidos industrialmente para esse fim. A 30 de novembro, a artesã Gabriela Mota Faria transmitirá a técnica de elaboração palmitos, composições simétricas de flores tradicionais, de origem conventual, usadas na decoração de oratórios e altares. Este ateliê será desenvolvido em colaboração com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato. As inscrições para estas atividades gratuitas e para as visitas orientadas às exposições temporárias e de longa duração vocacionadas para grupos escolares ou associações de natureza cultural e social devem ser realizadas através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295240800. No que se refere a estas últimas, além das atividades listadas na agenda, existem outras visitas temáticas passiveis de serem realizadas, que se encontram descritas no sítio do MAH: http://museu-angra.azores.gov.pt/servico-educativo.html, mediante agendamento prévio.
Esteja connosco em novembro!
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
