Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
A programação de março do MAH decorre sob o signo do Museu de Ouro, incorporando um conjunto de atividades que assinalam os 70 anos da criação oficial do Museu de Angra do Heroísmo, a 30 de março de 1949, pelo Decreto-Lei n.º 3735 (1949), e os 50 anos da sua instalação no Edifício de São Francisco (1969), onde atualmente funciona.
A inauguração da exposição Museu em Arquivo: 70 anos de Imagens, complementada por uma comunicação de José Guilherme Reis Leite, abrirá oficialmente as celebrações, a 29 de março, pelas 20h30, seguindo-se a apresentação de um trailer do documentário Museu de Ouro realizado por Cristina Brum.
A 30 de março, decorrerá um encontro em que os museus regionais e de ilha se farão representar pelos seus diretores, dando a conhecer o programa cultural por eles desenvolvido. No mesmo dia, inicia-se o ciclo anual de quatro conferências Museu de Ouro, em que reputados especialistas são convidados a apresentar ao público algumas das mais notáveis e representativas peças do acervo desta instituição, com uma alocução de José Jordão Felgueiras dedicada ao Mobiliário Açoriano do Século de Ouro. Pelas 21h30, e no âmbito da Temporada Artística 2019, promovida pela Direção Regional da Cultura, decorrerá o concerto Canções de Abril, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, protagonizado por Carlos Alberto Moniz e o seu Quinteto.
Também a 23 de março, o mesmo templo acolherá uma noite lírica beneficente em prol da Associação Nascer e Crescer Feliz, que contará com a participação dos dois contratenores Luís Peças e João Paulo Carreira, acompanhados pelo cravista e organista residente do Museu de Angra do Heroísmo Gustaaf van Manen.
A 20 de março, o Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima abrirá às 20h00, aquando de mais uma Conferência na Boa Nova, desta vez dedicada à história da música militar, em que será orador Pedro Marquês de Sousa. Os núcleos expositivos e reservas de Uniformes, Armas Ligeiras e Pesadas são passíveis de serem visitados até às 23h00.
A 1 de março, o Museu deixa-se contagiar pela magia da exposição Tiago Azevedo | The Painter of Fantasy, realizando uma ceia temática inspirada na magia dos contos de fadas, com a colaboração do Clube de Golfe da Ilha Terceira e do grupo de teatro residente no MAH A Sala.
A mesma exposição deste pintor terceirense inspira também o Ateliê de Criação de Seres Mágicos orientado por Bianca Mendes, a 16 e 23 de maio, e que se destina a jovens e adultos.
Na Vitrine de Curiosidades passará a exibir-se até abril um carrinho de bonecas, uma peça notável e curiosa em termos artesanais e antropológicos.
Na Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo, no Páteo da Alfândega, mantém-se a exibição de exemplares de máquinas fotográficas da Coleção de Ciência e Tecnologia do MAH, intitulada Memórias que, Desenhadas com Luz, em Papel se Fixaram.
A exposição de réplicas de fósseis de dinossáurios do MAH será exibida no Museu da Graciosa de março a junho, contando com um programa de dinamização orientado pelo nosso Serviço Educativo.
Mais uma sessão de Biodanza a 9 de março, as habituais classes de teatro infantil Alfabeto do Corpo, aos sábados de manhã, e visitas orientadas para grupos às exposições de longa duração e temporárias completam a oferta do MAH para o presente mês.
Esteja connosco em março e ajude a fazer a festa do seu Museu de Ouro.
Cumprimentos,
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
