Caro(a) amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo renova em março a sua oferta expositiva, apresentando a partir de 21 de março, na Sala do Capítulo, a vídeo-instalação da autoria de Diana Vidrascu Vulcão: o que sonha um lago? que mistura o formato clássico do documentário narrativo com a experimentação abstrata, criando uma película que evoca a permanente atividade sísmica do arquipélago dos Açores. A Vitrine de Curiosidades exibirá, de 3 de março a 5 de abril, dois bonecos de borracha que dão corpo à mais famosa dupla cómica do cinema, o Bucha e Estica, fabricados nos anos 60 do século passado, pertencentes à coleção de Brinquedos e Jogos do MAH. Na Sala Dacosta, mantém-se patente a instalação de Luís Brum Exercícios de Memória, que aborda o livro enquanto monumento ao conhecimento. Na Igreja de Nossa Senhora da Guia, continua em exibição primeiro carro funerário da Ilha Terceira, um Willys Overland Whippet trazido pelo destacamento inglês aqui estacionado durante a II Guerra Mundial e que passou a integrar o património da agência funerária Azevedo. Na Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo, no Pátio da Alfândega, podem apreciar-se interessantes exemplares de máquinas de escrever do acervo do MAH, numa mostra intitulada Quando o Final da Linha fazia…Tlim!
A 20 de março, João da Ilha apresenta, no auditório do MAH, o EP Quatro Estações num Dia, pelas 21h00, enquanto que no dia 21, pela mesma hora, decorrerá na Igreja de Nossa Senhora da Guia, um Concerto de Primavera, em que, a par do organista residente do MAH, Gustaaf van Manen, atuarão o violoncelista Orest Grytsyuk e o flautista Rodrigo Santos Lima, bem com as alunas da Classe de Flauta Transversal da Escola Francisco Ornelas da Câmara, Alexandra Félix e Luana Rocha. Dominicalmente, pelas 11h00, decorrerão os Domingos com Música, no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia, protagonizados por aquele organista. A entrada é livre.
O Professor Doutor Vitor Serrão proferirá 28 de março, pelas 15h00, a comunicação intitulada A Ceia de Cristo e as Artes em Angra nos Séculos XVI-XVII, no âmbito ciclo de conferências Museu de Ouro, em que reputados especialistas foram convidados a estudar peças notáveis do acervo do Museu de Angra do Heroísmo.
A instalação Exercícios de Memória dá mote a duas oficinas para adultos, a realizar no Serviço Educativo do MAH. A 14 de março serão elaborados ex-libris em linóleo, com a colaboração de Luís Cardoso. A 21 de março, terá lugar o ateliê de olaria Desconstrução, em que Luís Brum propõe uma reflexão sobre funções alternativas para objetos de uso comum, incitando à criação de peças propositadamente impróprias para o fim que lhes é usualmente atribuído. Estes ateliês são de frequência gratuita, mas dependem de inscrição prévia através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295240800.
Como é habitual, o Serviço Educativo do MAH disponibiliza um programa de visitas orientadas e ateliês pedagógicos que asseguram a dinamização das exposições temporárias e de longa duração patentes nos diferentes espaços expositivos e que são passíveis de ser frequentados mediante agendamento.
Esteja connosco em março!
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240
