Versão Online
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo

 

No primeiro sábado de março, dia 5, pelas 15h00, o Museu de Angra do Heroísmo renova a sua oferta expositiva, inaugurando na Sala Dacosta a exposição Metamorfoses. Na mesma, apresentam-se retratos a óleo em pequena escala da autoria de Francisco Nisa, que se inspira em rostos distinguidos em formações rochosas, dotando-os de caráter, estilo e emoção.

 

A 8 de março, tem início o Curso de Chinês Mandarim para Iniciantes com um custo de 5 € por sessão pagos à formadora Sara de Sousa Linhares. Integrada no âmbito da dinamização da mostra A numária da China e das suas dependências culturais | A Doação da Coleção de Luís Filipe Thomaz, esta formação terá lugar às terças-feiras,  entre as 18h00 e as 19h30, decorrendo até 31 de maio.

 

A Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes acolherá a 12 de março, pelas 15h00, um novo ateliê da série O Outro Ouro Branco, desta vez dedicado à preparação e aproveitamento de Kephir para bebidas e pastas para acepipes.

 

Histórias Brasonadas é o tema da edição de março do ciclo Venham mais 5!. Orientada pelo especialista em heráldica e genealogia Dr. Jorge Forjaz, esta visita temática decorrerá a 17 de março, pelas 13h00, no Edifício de São Francisco. A atividade é gratuita, mas limitada a 10 pessoas, sendo antecedida por um almoço facultativo no claustro do Edifício de São Francisco, a partir das 12h00. A refeição com um custo de 12.50 € é assegurada pela empresa Health to Go, mediante reserva prévia, no momento da inscrição.

 

A exposição As Mulheres da Terra, que apresenta fotografias da autoria de Rui Caria de mulheres que trabalham nas terras, cuidando dos pastos e dos animais, dá o mote à tertúlia Melhoramentos na Lavoura e na Genética Animal e Vegetal para Benefício do Pequeno Produtor, a realizar na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, a 19 de março, pelas 15h00, com a participação do professor universitário Artur Machado, responsável pelo Centro de Biotecnologia dos Açores, e do Eng. Miguel Ferreira.

 

Também a 19 de março, pelas 21h00, decorrerá um concerto de Homenagem a Johan Sebastian Bach (1685/1750), na Igreja de Nossa Senhora da Guia, protagonizado pelo organista e cravista Gustaaf van Manen, pelo violoncelista Orest Grytsyuk e pela flautista Leonor Festa.

 

Assinalando o encerramento da exposição Retratos de Meros, patente até 27 de março na sala Dacosta, será lançado o livro Meros do Mundo | Uma Coleção de Retratos também da autoria de João Pedro Barreiros, no sábado, dia 26, pelas 15h00. Este lançamento decorrerá no auditório do Museu de Angra do Heroísmo, com a presença do autor e apresentação a cargo do Doutor Ricardo Serrão Santos.

 

No último dia do mês, o grupo de teatro residente do MAH, A SALA, organiza mais um café teatro, pelas 21h00, tendo como tema Este Difícil Amor.

 

O Serviço Educativo mantém um programa de visitas orientadas e ateliês para escolas e grupos socioculturais inspirados pelas diferentes exposições patentes nos três núcleos expositivos do MAH, cujas inscrições  se realizam através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.

 

No que diz respeito a mostras, a Vitrine de Curiosidades destaca, a partir de 8 de março, uma curiosa bolsa para telegrafista de posto ótico. No Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, mantém-se em exposição, até 17 de maio, um protótipo português de capacete de espigão para oficial do corpo de Estado-Maior.

 

Na Aerogare Civil das Lajes, um notável tabuleiro de xadrez em marfim, do século XVIII, substituirá a 21 de março a máquina registadora com decoração art noveaux atualmente patente naquele espaço. Na Direção Regional da Cultura, será exibido a partir de 14 de março um aparelho de eletroterapia do início do século passado que se acreditava ser capaz de curar as mais variadas doenças.

 

Destaque ainda para a exposição 25 Artistas / 35 Gravuras do Século XX,  a inaugurar a 2 de março no Museu de Santa Maria, que reúne um conjunto de obras pertencentes ao acervo do MAH.

 

Para informações mais pormenorizadas, consulte a agenda anexa.

 

Esteja connosco em março!

 

Com os melhores cumprimentos,

Isabel Mendes Caetano

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

 

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados