Caro(a) amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo inicia o seu programa de atividades para maio, no dia 1, pelas 15h00, com uma visita ao Cemitério do Livramento, orientada pelo Eng.º Paulo Barcelos, técnico superior da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, integrada na dinamização da exposição A Ilha Terceira em Tempos de Peste. A mesma inicia-se no Edifício de São Francisco, na Sala do Capítulo, onde está patente a referida exposição. A participação nesta atividade depende de inscrição prévia, através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.
A 2 de maio, Gustaaf van Manen protagoniza mais um concerto no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, integrado no ciclo Domingos com Música, que se mantém dominicalmente, pelas 11h00, com a participação especial de músicos convidados.
As habituais visitas temáticas Venham mais 5! terão lugar a 6 e 27 de maio, no Edifício de São Francisco, pelas 13h00, sendo orientadas por Ana Lúcia Almeida, coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, e por Carla Devesa, técnica superior do Museu da Horta, que abordarão, respetivamente os seguintes temas: Histórias com Cores e Pragas, Pestes e Curas. Os interessados poderão reservar serviço de refeição, assegurado pela empresa Health to Go, a partir das 12h00. O mesmo deve ser requerido no momento da inscrição nas visitas, através dos contactos já referidos.
A 8 de maio, pelas 15 horas, o MAH renova a sua oferta expositiva, apresentando uma notável escultura flamenga, pertença de Vergílio Schneider, no âmbito da 18ª edição da mostra Museu Adentro. A inauguração será complementada por uma comunicação deste colecionador subordinada ao tema A Escultura de Malines | O Expoente da Estatuária dos Séculos XV/XVI.
A 15 de maio, a Noite dos Museus é assinalada com uma rota pelos diferentes espaços do MAH, que se iniciará pelas 15h00, na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea com uma conversa a 3 vozes sobre a exposição Simbologias, seguindo-se o livre acesso a espaços expositivos e reservas, primeiro, das 16h30 às 19h30, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima e, posteriormente, no Edifício de São Francisco, das 20h00 às 22h00. Os Fado Bravo e seus convidados encerrarão o programa com o espetáculo Fados e Mornas, a realizar no claustro do Edifício de São Francisco, com entrada gratuita, mas condicionada à lotação do espaço prevista pelas normas de segurança sanitária em vigor.
A noite da última sexta-feira do mês, no dia 28, será reservada à Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, na qual terá lugar o lançamento do livro Paladares e Sabores com História, uma edição do Instituto Açoriano de Cultura, da autoria de Carla Devesa e José Luís Neto.
Ainda na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea DMS acontecerão dois ateliês, a 8 e a 22 de maio. No primeiro, Açores, Riqueza Minha, a tatuadora Diana Gomes coordenará a elaboração de bilhetes postais inspirados em vivências açorianas. A 22 de maio serão realizadas decorações tradicionais em papel, no ateliê Bezerros Enfeitados, com coordenação da artesã Conceição Gomes, no âmbito de uma parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato. Nestas oficinas, de frequência gratuita, poderão participar 8 adultos, mediante inscrição prévia.
A 29 de maio, no ateliê familiar ZOOM, mediante a colaboração com a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, serão efetuadas observações ao microscópio orientadas pelo Lic. Eduardo Almeida, professor daquela Escola. Este ateliê é aberto a adultos e crianças, se acompanhadas pelos pais. Inicia-se com uma visita à exposição A Ilha Terceira em Tempos de Peste, é gratuita, mas dependente de inscrição.
Continuam ainda a decorrer as visitas à Fortaleza e São João Baptista e as habituais atividades de dinamização das exposições temporárias e de longa duração coordenadas pelo Serviço Educativo do MAH, que podem ser consultadas on line no sítio desta instituição: https://museu-angra.azores.gov.pt/servico-educativo.html .
Em todas as atividades serão respeitadas as normas de segurança sanitária, pelo que contamos consigo em maio.
Melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

