Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo
Em julho, os Domingos com Música voltam ao MAH, dando início à segunda edição deste programa de concertos gratuitos iniciado em 2017. O organista residente no Museu de Angra do Heroísmo, Gustaaf van Manen, executará dominicalmente, pelas 11h00, um conjunto de peças de compositores dos séculos XVII e XVIII, no órgão histórico existente no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia.
Na sexta-feira, dia 6, o grupo de teatro A SALA promove o Café Teatro A Preto e Branco dedicado ao cinema português, no auditório do MAH, pelas 21h00.
No âmbito do Festival de Órgão de Angra | Música para Órgãos Ibéricos, organizado pelo Instituto Histórico da Ilha Terceira, terá igualmente lugar, a 17 de julho, pelas 20h30, um concerto para órgão e trompete, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, antecedido de uma visita guiada àquele templo, pelas 20h00.
A par das exposições de longa duração, estão ainda patentes nas salas Dacosta e do Capítulo a mostra Mérito e Distinção | Ordens Honoríficas Portuguesas e a instalação de Dionísio Abreu Tudo no Mundo Existe para Acabar em Livro, organizada em parceria com o Instituto Açoriano de Cultura.
No âmbito da rubrica Tesouros da Casa Forte, exibe-se na sala Edifício de São Francisco | Memórias, um belíssimo exemplar de scrimshaw que a 17 de julho será substituído por um valioso porta-documentos em ébano e marfim. A primeira incubadora a ser utilizada pelo Serviço de Pediatria do Hospital de Santo Espírito continua patente ao público, no 4.º momento da exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, até 15 de setembro.
O Museu de Angra do Heroísmo é ainda responsável pela organização de três mostras itinerantes. Na antiga Alfândega de Angra, apresenta-se Barcos com Histórias, um conjunto de modelos da Coleção de Náutica desta instituição, que evocam histórias de glória coragem e aventura, em colaboração com a Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo e o Grupo Susiarte/Expert. Em Santa Maria, em cooperação com a Câmara Municipal de Vila do Porto, exibem-se fotografias subaquáticas de grande formato da autoria de Nuno Sá, enquanto no Auditório Municipal das Flores se mantém a mostra de réplicas de fósseis de dinossáurios do MAH, em resultado de uma parceria com o Museu das Flores.
Três ateliês infantis gratuitos, em regime de inscrição individual, complementam a oferta cultural disponibilizada pelo MAH no presente mês.
Esteja connosco em julho.
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo