Versão Online
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura a 1 de julho, pelas 21h00, a mostra Nove Séculos de Amoedação Portuguesa | A doação de Luís Filipe Thomaz – 1ª parte, em resultado da doação de uma valiosa coleção numismática deste colecionador, que, na ocasião, proferirá uma comunicação intitulada  Eu e a minha Coleção de Moedas, articulando o seu percurso biográfico com o processo de constituição da coleção, que valoriza a moeda como testemunho de uma época, de uma situação política ou de um contexto cultural, seguindo uma perspetiva mais característica de um historiador do que de um numismata.

A 2 e 3 de julho, o MAH acolhe o Festival de Curtas de Artes Performativas’21 coorganizado pelas companhias de teatro Cães do Mar e Alpendre. Também no sábado, dia 3, decorre a 3ª edição das saídas de campo Eterno Descanso, repetindo a visita ao Convento de Santo António dos Capuchos, no âmbito da dinamização da exposição A Ilha Terceira em Tempos de Peste.

Mantém-se semanalmente o ciclo de concertos dominicais Domingos com Música, protagonizados por Gustaaf van Manen, que a quatro de julho celebram o seu quarto ano de existência.

No dia 9, pelas 21h00, no auditório do MAH, decorrerá uma Conversa a 3 sobre Políticas Museológicas, que terá como intervenientes João Neto, Presidente da Associação Portuguesa de Museologia, Ricardo Tavares, Diretor Regional da Cultura, contando com a moderação de Jorge Paulus Bruno, Diretor do Museu de Angra do Heroísmo. Na ocasião, serão entregues a esta instituição o Prémio Incorporação 2020 atribuído à exumação de uma baleia comum Balaeonoptera physalus e a menção honrosa na modalidade Parceria, decorrente da colaboração com A SALA | companhia de teatro residente do MAH.

A inauguração da exposição Cavalos de Ferro | Histórias Breves do Automóvel, dia 9, pelas 15h00, constitui outra boa razão para vir ao Museu, ficando a conhecer algumas das viaturas que integram a Unidade de Gestão de Transportes do MAH, nomeadamente um notável Ford T cuja produção marcou o início da massificação do fabrico dos automóveis .

A 16 e 23, a noite é para ser passada na Carmina| Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes com teatro e cinema. Nem tudo o que parece é … será o tema de um divertido Café Teatro organizado pela SALA , na terceira sexta-feira do mês, seguindo-se a primeira de uma série de projeções comentadas, Filmes à Lupa, que conta com a orientação do cinéfilo Hugo Tiago. Ambos os eventos decorrem em regime de livre acesso.

A oficina de náutica Encontrar o Norte | A bússola magnética em navegação, decorrerá a 17 de julho, tendo como monitor Tarcísio Pacheco, técnico-superior do MAH e formador em náutica de recreio. No sábado seguinte, o Serviço Educativo do MAH dinamiza a oficina familiar de construção de pistas com materiais reutilizados, Pistas de Cartão, integrada no programa de dinamização da exposição Cavalos de Ferro| Histórias Breves do Automóvel. Estas iniciativas, de frequência gratuita, dependem de inscrição prévia através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.

O MAH alarga a sua oferta cultural fora de portas, apresentando, a partir de 5 de julho, uma belíssima adaga do Iémen na Aerogare Civil das Lajes e colaborando com a Câmara Municipal da Praia da Vitória na realização da exposição O2 (Oásis+Oceanos), que traz a público, na Academia da Juventude da Ilha Terceira, fotografia subaquática de Nuno Sá e peças da Unidade de Gestão de Náutica e Aeronáutica do MAH, com destaque para um valioso modelo em osso de cachalote da baleeira Morgan.

Na Vitrine de Curiosidade, no Edifício de São Francisco, e no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima apresenta-se respetivamente um filtro de água em pedra de fabrico local e um fato de piloto Kamikaze, respetivamente.

Em todas as atividades, serão cumpridas as medidas de prevenção pandémica em vigor para que possa estar connosco em julho.

 

Melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 81

110x110Selo Clean&Safe png

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados