Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
A programação do Museu de Angra do Heroísmo para o presente mês de julho prima pelo ecletismo, abrangendo vários perfis de públicos.
Logo no dia 5 de julho, pelas 21h30, terá lugar uma extensão do 43.º Festival Internacional de Cinema de Animação | CINEANIMA, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, em resultado de uma colaboração com o Cine-Clube da Ilha Terceira.
A 13 de julho, pelas 15h00, a Biblioteca do Edifício de São Francisco será palco do microespetáculo de teatro A Rubra Flor da Fajã, uma produção original dos Cães do Mar, que homenageia Maria Machado, jorgense, nascida na Vila da Calheta em 1890, uma das fundadoras da Liga Portuguesa para a Paz, professora do Magistério Primário, pedagoga e ativa opositora do regime de Salazar, que se destacou pelo seu empenho na promoção cultural dos menos privilegiados.
A Conferência na Boa Nova, a decorrer a 17 de julho, será antecedida de um percurso interpretativo pelas baterias de artilharia antiaérea do Monte Brasil, orientado pelo conferencista Cor. Artª Carlos Alpendrinha Pires, Presidente da Direção da Associação dos Amigos da Artilharia de Costa. A concentração terá início no Pico das Cruzinhas pelas 20h00. As reservas e espaços expositivos do Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima são passíveis de serem visitados das 20h00 às 23h00, como habitualmente.
A 15.ª edição da rubrica Museu Adentro assinala o encerramento das comemorações dos 520 anos da fundação Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, expondo um magnífico conjunto de paramentos originários da igreja do antigo Convento das Concecionistas, hoje pertença daquela instituição beneficente. Aquando da inauguração, a 20 de julho, pelas 15h00, o Provedor da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, António Bento Fraga Barcelos, abordará a missão das Misericórdias portuguesas e particularmente a da de Angra do Heroísmo.
A 23 de julho, pelas 21h30, uma recriação de quadros citadinos, orientada pelos Cães do Mar, trará ao claustro do Edifício de São Francisco as muitas intrigas tecidas em Angra, ao tempo de D. Afonso VI, numa colaboração com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo | Sanjoaninas 2019.
Os Domingos com Música, que dão a conhecer a sonoridade do órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, continuam a ocorrer semanalmente pelas 11h00, em regime de livre acesso, contando com a prestação do organista residente do MAH, Gustaaf van Manen, e a participação especial do violoncelista Orest Grytsyuk.
Nos sábados 6 e 27 de julho, no âmbito de um protocolo com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, realizam-se dois ateliês, destinados a jovens e adultos, nas áreas da cerâmica e pirogravura. A participação é gratuita, mas dependendo de marcação prévia, através do telefone 295 240 800 ou do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt. Estão igualmente abertas as inscrições para a atividade Jogos com Arte, destinada ao público júnior a partir dos 6 anos, em regime de inscrição individual. Serão promovidas duas sessões singulares, a 9 e 11 de julho, entre as 14h00 e as 16h30.
Gravura do mestre Humberto Marçal, pintura de Vasco Pereira da Costa, joias inspiradas no acervo do Museu de Angra e ainda peças de cerâmica e fibras vegetais da autoria de artesãos açorianos e cabo-verdianos, compõem uma oferta expositiva diversificada e apelativa.
O Serviço Educativo assegura a exploração das exposições temáticas e de longa duração em vigor, realizando visitas orientadas e ateliês para grupos, mediante inscrição prévia.
Esteja connosco em julho!
Cumprimentos,
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800Fax: +351 295 240 818
