Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
No corrente ano de 2019, o Museu de Angra do Heroísmo (MAH) comemora 70 anos da sua criação (1949) e 50 anos da sua instalação no Edifício de São Francisco (1969), razão pela qual que este ano o Museu é de Ouro.
Sob este signo, o MAH iniciou o seu programa de atividades de 2019, a 5 de janeiro, associando-se pela terceira vez consecutiva à maratona luso-americana de leitura da obra Moby Dick, de Herman Melville, em língua portuguesa, promovida pelo New Bedford Whaling Museum, a que se associaram também o Observatório do Mar dos Açores e a Universidade Nova de Lisboa.
No âmbito da dinamização da exposição Citius, Altius, Fortius, patente até 3 de fevereiro na Sala do Capítulo, no próximo sábado, 12 de janeiro, terá lugar o ateliê infantil O robô dança?, dinamizado por Tiago Leite, fundador da PROBOT | Associação de Programação e Robótica dos Açores, em que se dará a conhecer como se programam e manejam robôs.
As Conferências na Boa Nova regressam a 16 de janeiro com Jaime Regalado, que explanará a função das armaduras, enquanto dispositivo de proteção, fator de identificação social demonstrativo de poder e aparato e suporte de expressão artística. Como é habitual, as exposições e reservas do Núcleo de História Militar Manuel Coelho Batista de Lima, nessa noite, podem ser visitados em regime de livre acesso das 20h00 às 22h00.
A 19 de janeiro, Elmo Sandoval, facilitará mais uma sessão de Biodanza, enquanto que, a 20 de janeiro, decorrerá o primeiro encontro de 2019 dos Urban Sketchers da Ilha Terceira, entre as 10h00 e as 13h00, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, estando aberta a participação a todos os interessados.
A 26 de janeiro, pelas 15h00, assinalando o termo da exposição de arte contemporânea Coalescence, o Museu de Angra acolhe representantes de três estúdios de tatuagem a funcionar na ilha Terceira, de modo a equacionar o valor artístico e simbólico desta forma de expressão milenar e a abordar as especificidades técnicas inerentes à arte na pele.
Durante as manhãs de sábado, decorrerão as habituais classes de teatro infantil que têm como monitor António Braga.
A par das visitas-ateliê Analogias e Admirável Mundo Novo que permitem explorar as exposições temporárias atualmente patentes nas salas Dacosta e do Capítulo, o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo disponibiliza todo um conjunto de atividades de dinamização das exposições de longa duração e reservas visitáveis, que são dadas a conhecer no sítio on line da instituição: http://museu-angra.azores.gov.pt/museu-educativo.html. A sua frequência é gratuita, mas depende de agendamento prévio através do mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295240800.
Cumprimentos,
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
