Versão Online
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

Em dezembro, o Museu de Angra do Heroísmo alegra-se por ver o seu espólio enriquecido com a valiosa coleção fotográfica de Carlos Enes. A cerimónia oficial de doação terá lugar na sexta-feira, dia 6, pelas 18h00. A mesma será complementada por uma comunicação intitulada A História da Fotografia nos Açores, a proferir por este colecionador e historiador terceirense.

Um outro motivo de satisfação prende-se com a disponibilização ao público de mais um serviço por parte do MAH, que passa a ser responsável pela realização de visitas orientadas à Fortaleza de São João Baptista, a partir também de 6 de dezembro.

O teatro é uma constante ao longo deste mês no seu Museu. No dia 1, terá lugar a última sessão do espetáculo de inspiração fadística A Tasca, enquanto que a 5, quinta-feira, pelas 21h30, decorrerá mais um Café Teatro dinamizado pelo Grupo de Teatro residente do MAH, A SALA, dedicado a versões não tradicionais de contos de fadas. A 22, domingo, pelas 15h00, o Serviço Educativo do MAH será palco de uma peça infantil, Reviravolta dos Brinquedos | A Viagem.

No dia 7, os AZORES DX GROUP, Associação de Radioamadores, promoverá a ativação de uma estação de radiocomunicações para estabe­lecimento de contatos a longa distância e divulgação da história do Edifício de São Francisco, bem como a missão do Museu de Angra do Heroísmo, entre as 10h00 e as 22h00. Pelas, 15h00, Rui Contente explicitará as atividades dos AZORES DX GROUP e demostrará aos interessados o funcionamento das redes de radioamadores e processos de transmissão via rádio.

No dia 21, os Urban Sketchers da Ilha Terceira, voltam ao Museu de Angra do Heroísmo, para desenhar peças do acervo datadas do século XVIII, convidando todos os interessados a associarem-se a esta iniciativa.

São duas as oficinas com temática natalícia promovidas em colaboração com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato. A 14 de dezembro, Linda Lane Thornton, artista têxtil, fará a iniciação à técnica do patchwork japonês dobrado, através da qual se conseguem painéis decorativos ou peças utilitárias de grande efeito decorativo, estando a participação limitada a 8 formandos adultos.  No dia 18 de dezembro, é a vez das crianças elaborarem registos com motivos natalícios, adornados com flores em diferentes tipos de materiais, à semelhança dos elaborados nos conventos no século XVIII. As inscrições para estas atividades gratuitas e para as visitas orientadas às exposições temporárias e de longa duração vocacionadas para grupos escolares ou associações de natureza cultural e social devem ser realizadas através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295240800. No que se refere a estas últimas, além das atividades listadas na agenda, existem outras visitas temáticas passiveis de serem realizadas, que se encontram descritas no sítio do MAH: http://museu-angra.azores.gov.pt/servico-educativo.html, mediante agendamento prévio.

No claustro do Edifício de São Francisco continua patente até 26 de janeiro a mostra A Europa Começa Aqui!, promovida pelo Gabinete de Estratégia Planeamento e Avaliações Culturais do Ministério da Cultura, com a qual se pretende valorizar a diversidade do património nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural, mediante a apresentação de 39 fotografias de locais distinguidos com a Marca de Património Mundial.

Na Sala do Capítulo, expõe-se até janeiro Filhos da luz | fotografia de Timothy Lima, enquanto na Sala Dacosta, e também até ao início do próximo ano, se exibem trabalhos dos videastas Jakob Kudsk Steensen, Paul Rosero Contreras e Regina de Miguel, impressionantes quer pela beleza das imagens recolhidas, quer pela acuidade das questões levantadas em termos da urgência e da necessidade de preservação de ecossistemas naturais ameaçados.

No âmbito das rubricas Museu Adentro, mantém-se em exposição um modelo pedagógico de Botânica pertencente ao acervo do antigo Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, hoje ao cuidado do MAH, sendo, na Vitrine de Curiosidades, os vestígios remanescentes de um par de sapatos recuperados, em 1990, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, aquando do levantamento dos enterramentos aí existentes, substituídos por uma gravura de cunho erótico.

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

110x110

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados