Versão Online
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

Em agosto, o MAH disponibiliza uma variada oferta expositiva que justifica a sua visita ao Edifício de São Francisco, ao Núcleo de Historia Militar Manuel Coelho Baptista de Lima e à Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes.

Crua, intensa e comovente, a exposição fotográfica de Luís Godinho Blood Red Luxury reporta as condições desumanas em que é feito o garimpo de pedras semipreciosas de Ganet (Granada), na Mina de Thatha localizada no norte de Moçambique. Patente na Carmina | Carmina Galeria de Arte Contemporânea DSL, até 18 de setembro, constitui uma oportunidade para apreciar a obra deste fotógrafo terceirense repetidamente premiada a nível mundial.

No Núcleo de História Militar MCBL, a par da mostra temporária Os Pilotos do Vento Divino, que destaca um curioso fato de piloto japonês, três exposições de longa duração contextualizam a historia das instalações onde funcionou o mais antigo hospital militar conhecido no mundo, evocam a importância do patrono do referido Núcleo, Manuel Coelho Baptista de Lima, em termos da gestão e defesa patrimoniais, e traçam a evolução da tecnologia do armamento e da Arte da Guerra associada aos grandes conflitos globais, com expressão na história portuguesa e regional.

No edifício sede, Cavalos de Ferro | Histórias Breves do Automóvel aborda a história deste meio de locomoção, partindo de narrativas ilustradas por dois magníficos exemplares da Unidade de Gestão de Transportes do Museu de Angra do Heroísmo, um Ford T e um Austin Seven, especialmente recuperados para o efeito, bem como por variadíssimos modelos de viaturas pertencentes ao acervo do MAH e a colecionadores particulares. Uma visita à Reserva de Transportes de Tração Animal dos Séculos XVIII e XIX alojada no refeitório do antigo Convento de São Francisco, contiguo à Sala Dacosta onde até 31 de outubro se apresenta a referida exposição, complementa de forma perfeita a temática do desenvolvimento dos meios de transporte.

Por sua vez, A Ilha Terceira em Tempos de Peste, passível de ser visitada até 3 de outubro na Sala do Capítulo, documenta as diferentes epidemias que acometeram esta ilha desde o século XVI até à atualidade, assumindo-se como uma mensagem de esperança e resiliência a não perder.

Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, recentemente requalificada, merece também a sua visita, aprofundando através das peças mais significativas e de maior valor da instituição a cultura e história da Terceira e dos Açores, na sua relação com a Europa e os restantes continentes, desde a descoberta do arquipélago à contemporaneidade. A mostra Nove séculos de Amoedação Portuguesa é igualmente incontornável, apresentando uma valiosa coleção de moedas recentemente doada ao Museu de Angra do Heroísmo pelo colecionador Luís Filipe Thomaz, entre as quais avulta uma magnífica dobra de D. João V, a maior moeda de ouro cunhada em Portugal e uma das maiores do mundo.

Na Vitrine de Curiosidades da Sala Edifício de São Francisco | Memórias figura um interessante filtro de pedra de produção local, enquanto na antessacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia se destaca uma belíssima escultura de Santa Bárbara produzida em Maline, nos séculos XV ou XVI, pertencente ao colecionador Vergílio Schneider, exibida no âmbito da mostra Museu Adentro.

Na agenda anexa, cujo layout foi melhorado de forma a otimizar a consulta e melhor ilustrar as características dos diferentes espaços do Museu de Angra do Heroísmo, poderá encontrar ainda outras sugestões de visita.

Fora de portas, o MAH mantém as visitas à Fortaleza de São João Baptista, de terça a domingo, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, e está presente também na Aerogare Civil das Lajes com a mostra Poder & Tradição | Mostra de uma jambiya aseeb do Iémen e na Academia da Juventude da Ilha Terceira com a exposição O2 (Oásis + Oceano), realizada em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O Serviço Educativo do MAH suspende, como habitualmente, a sua atividade em agosto, aceitando-se já marcações para atividades a realizar a partir de 1 de setembro.

Visite-nos e esteja em segurança no seu Museu!

 

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados