Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
Envio-lhe, anexa, a agenda de atividades do Museu de Angra do Heroísmo para este mês, da qual destaco a inauguração de três novas exposições. Na Sala Dacosta, estará patente ao público, a partir do dia 14, Contemplações, uma mostra de pintura de Joseph Van de Wall Perné, enquanto que, na Sala do Capítulo, inaugurará a 28 de abril a instalação de Dionísio Souto Abreu Tudo no Mundo existe para acabar em Livro, apresentada em colaboração com o Instituto Açoriano de Cultura. Entre 6 e 29 de abril, no auditório, serão apresentados trabalhos realizados pelos artesãos Susana Almeida e Francisco Pereira, no âmbito da Residência Criativa | Recortes e Embutidos em Madeira promovida pela Vice-Presidência do Governo Regional, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato.
As exposições Aquedutos | Água e Património e Retalhos| uma Abordagem ao Património Açoriano manter-se-ão abertas até 8 e 15 de abril, respetivamente.
Na antiga Alfândega de Angra do Heroísmo, expõem-se interessantes peças da Coleção de Arqueologia Subaquática do MAH, enquanto no Hospital de Santo Espírito se mostram Equipamentos Hospitalares em desuso, que serão depositados nesta instituição museológica.
A 11 de abril, assinalam-se os 100 anos da Batalha de La Lys, com a comunicação Do Tejo ao Lys | Morrer na Linha das Aldeias por Jaime Regalado, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima pelas 20h00. Os espaços expositivos e as reservas estarão abertas até às 23h00 e a entrada é gratuita.
O Dia internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, será assinalado com uma ação de sensibilização para taxistas, que são convidados a visitar o Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, cujos espaços expositivos e reservas estarão abertos gratuitamente das 10h00 às 16h00 para esse fim.
Comida Real, uma ceia temática evocativa da Visita Régia de D. Carlos e Rainha D. Amélia, com contextualização epocal a cargo de José Guilherme Reis Leite, a 21 de abril, e um Concerto de Coro e Órgão na Igreja de Nossa Senhora da Guia constituem outras duas boas razões para vir ao Museu de Angra do Heroísmo.
Encontram-se abertas as inscrições para os seguintes ateliês de frequência gratuita: Retalhos Geométricos com a artesã Maria da Conceição Correia Gomes, Trabalho em Madeira com os artesãos Francisco e Susana Almeida e uma oficina de gravura com o artista Dionísio Souto Abreu, mediante colaboração com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato e o Instituto Açoriano de Cultura.
Filosofar, Investigar e Dialogar no MAH, com Ana Lúcia Ribeiro, uma Classe de Teatro Infantil dinamizada pelos Cães do Mar, com direção de Raquel Raposo, e Circle Singing, atividade de canto e improvisação orientada por Sara Miguel, com coordenação da Companhia de Teatro Residente A SALA, constituem outras ofertas formativas disponibilizadas pelo MAH durante o presente mês.
Esteja connosco em abril!
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818