Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
Em fevereiro, o Museu de Angra do Heroísmo renova a sua oferta expositiva, com a inauguração no primeiro dia do mês, sábado, pelas 15h00, da exposição CoMTradição | Prémio de Artesanato dos Açores, promovida pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, que estará patente na Sala do Capítulo até 1 de março. Esta exposição decorre da atribuição pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, do Prémio CoMTradição ao empresário terceirense João Pereira, cujo trabalho, desenvolvido ao longo de décadas contribuiu para afirmar a identidade das Artes e Ofícios dos Açores, dinamizando a economia da ilha Terceira e preservando a tradição do bordado a branco nesta ilha.
Na Sala Dacosta, e até 29 de março, apresenta-se a instalação de Luís Brum Exercícios de Memória, que tem como tema o livro enquanto ideia solidificada e monumento ao conhecimento. Na sala Edifício de São Francisco | Memórias, estará patente, a partir de 4 de fevereiro, um manuscrito assinado pelo “Rei do Carnaval”, redigido em Angra do Heroísmo em 1963. A 8 de fevereiro, e no âmbito da rubrica Museu Adentro, que traz ao Museu peças de entidades públicas e privadas especialmente significativas para a memória coletiva, exibe-se o primeiro carro funerário da ilha Terceira propriedade da antiga Agência Funerária Azevedo, usado primeiramente como viatura funerária pelo destacamento inglês estacionado na ilha durante a II Guerra Mundial.
O Museu volta a sair fora e portas, exibindo na Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo, a partir de 10 de fevereiro, a mostra Quando o Final de Linha Fazia…Tlim! composta por um conjunto de máquinas de escrever da sua Coleção de Ciência e Tecnologia.
A 13 de fevereiro, o Café Teatro regressa ao Museu com uma edição especialmente dedicada à amizade nas suas diferentes aceções e manifestações.
No âmbito do programa de dinamização da exposição CoMTradição | Premio de Artesanato dos Açores, decorrerá a 15 de fevereiro, pelas 14h00, no Serviço Educativo do MAH um ateliê de bordado sobre fotografia intitulado “As avós vêm ao Museu”, no qual, recorrendo a pontos simples e tradicionais, se personificarão fotografias a preto e branco pertencentes ao Arquivo de Som e Imagem do MAH.
No último dia do mês, sábado, os Urban Sketchers realizam, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Lima, o 30º encontro de desenhadores urbanos da ilha Terceira, incentivando-se a participação dos interessados neste tipo de modalidade.
As visitas à Fortaleza de São João Baptista continuam a ter lugar de terça a domingo nas condições especificadas na agenda anexa, bem como as atividades para grupos escolares promovidas pelo Serviço Educativo, cuja frequência depende de agendamento prévio.
Esteja connosco em fevereiro!
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240
