Caro(a) amigo(a) do MAH:
No próximo sábado, dia 23 de julho, não perca a oportunidade que lhe é propiciada pelo Museu de Angra do Heroísmo e pela Direção Regional dos Recursos Florestais de estar À Noite nas Cruzinhas e participar numa experiência singular que concilia a beleza natural facultada pela vivência noturna daquele espaço, habitualmente interdito à noite, com ações culturais que, este ano, incluem diversas visitas orientadas e um espetáculo protagonizado pela FLUTUA| Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro.
O programa, que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Regimento de Guarnição N.º1, inicia-se com duas visitas orientadas à Fortaleza de São João Baptista a decorrer respetivamente às 18h00 e 19h00. A concentração para as mesmas terá lugar na Porta de Armas do RGNº1, 15 minutos antes do início de cada visita, de forma a que os participantes formalizem a sua inscrição mediante apresentação de identificação (CC).
Pelas 20h30 e 21h00, no Pico das Cruzinhas, o historiador Carlos Enes e técnico-superior do MAH Jaime Regalado contextualizarão historicamente o padrão comemorativo do V Centenário dos Descobrimentos e as baterias antiaéreas que integraram o complexo defensivo da baía e da cidade de Angra do Heroísmo, na II Guerra Mundial.
Pelas 22h00, também no Pico das Cruzinhas, a Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro, apresentará Ritournelle, um espetáculo de música e movimento apoiado pela DGARTES e pela Associação Portuguesa de Flautas.
A participação nestas atividades é gratuita e dispensa inscrição prévia, apenas sendo necessário, no caso das visitas à Fortaleza de São João Baptista, a apresentação do cartão de cidadão.
De forma a transformar esta noite numa vivência única daquela reserva natural, recomenda-se que os participantes tragam uma merenda, agasalhos e também uma lanterna, de forma a fazer-se uma ceia coletiva ao luar, disfrutando do maravilhoso espetáculo facultado pela visão noturna da cidade de Angra do Heroísmo.
Com esta iniciativa, o Museu de Angra do Heroísmo pretende contextualizar a permanência, na zona do Pico das Cruzinhas, de equipamento bélico, que fez parte integrante do complexo defensivo da Ilha Terceira, aquando da II Guerra Mundial, e que integra atualmente a sua rica coleção de Militaria e Armamento, bem como veicular conteúdos de natureza histórica e cultural que permitem compreender o importante papel desempenhado pela Fortaleza de São João Baptista em termos nacionais e internacionais desde os finais do século XVI.
A iniciativa visa igualmente promover este espaço destinado ao lazer e ao recreio, que inclui circuitos de manutenção física, equipamentos de recreio infantil, instalações, acessos e miradouros, sendo submetida com regularidade a ações continuadas de limpeza, controlo de infestantes e de plantação de espécies endémicas e ornamentais, necessárias à conservação e beneficiação dos seus 64 hectares, por parte dos Serviços Florestais da Ilha Terceira.
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
