Caro(a) Amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo (MAH),
O Museu de Angra do Heroísmo acolhe, no dia 11 de novembro, pelas 21h, no Núcleo de História Militar MCBL, a segunda edição do FUSO INSULAR | Extensão Ilha Terceira.
A mostra regressa ao MAH para uma nova sessão de videoarte com obras de quatro dos oito artistas açorianos que participaram do programa de residência criativa Laboratório Imagem em Movimento. Com efeito, entre os meses de julho e setembro deste ano, em São Miguel, António Braga, Gabriela Oliveira, Marco Machado e Laura Brasil tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a História do Cinema e da Videoarte e criar seus próprios filmes, sob orientação dos artistas Yuri Firmeza e André Laranjinha. As inquietações emocionais, a sensação de (não)pertença, a crescente ocupação do território açoriano e o uso da tecnologia disponível nos meios digitais misturam-se em experimentações visuais e sonoras, que fazem desta sessão um verdadeiro tubo de ensaio. O propósito do Laboratório Imagem em Movimento é dar oportunidade às pessoas que vivem nos Açores e que têm interesse nas artes cinematográficas, sejam elas artistas ou não, de realizarem os seus projetos em vídeos, munindo-as de conteúdos e referências e apoiando-as no desenvolvimento e concretização dos trabalhos.
A sessão será, também, complementada com a apresentação do filme Os Antílopes, de Maxime Martinot, vencedor do concurso Open Call do FUSO Lisboa 2022, integrando, ainda, a estreia do novo filme do artista convidado Yuri Firmeza, Agapanto Sísmico, comissionado pelo FUSO INSULAR e rodado inteiramente na ilha de São Miguel.
A Mostra de Videoarte abrange, assim, a produção nacional e local de filmes que cruzam as Artes Plásticas, a Performance, o Cinema, a Literatura e os Meios Digitais, propondo uma nova abertura à imagem em movimento do século XXI.
A entrada é livre e contará com serviço bar prestado pelo Ponto V.
Conheça a programação do festival em www.fusovideoarte.com/fuso-insular .
_
O FUSO INSULAR, uma produção da Duplacena e Horta Seca, com direção artística de Rachel Korman, surge em 2019, em São Miguel, na sequência do FUSO – Mostra Anual de Videoarte de Lisboa, com o intuito de suprir uma lacuna existente no panorama artístico do Arquipélago dos Açores no que diz respeito ao conhecimento e à formação na área da imagem em movimento. Fomentar a criação artística entre a camada jovem açoriana, promover novos conteúdos para um público alargado e divulgar a videoarte portuguesa são os objetivos do FUSO INSULAR.
Cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700 -181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
