Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no próximo sábado, 19 de fevereiro, pelas 15h00, a mostra A Aviação e a Batalha do Atlântico - Uma Perspetiva à Escala. A mesma decorre no âmbito da vigésima edição da rubrica Museu Adentro, exibindo-se um modelo do Short Sunderland MK.III, uma aeronave britânica, que se distinguiu na II Guerra Mundial, no combate à ameaça dos submarinos alemães. O mesmo foi elaborado à escala por José Pedro Pires, que recentemente o doou ao Museu, conjuntamente com outros modelos da sua autoria.
José Pedro Pires é um jovem enfermeiro terceirense que desenvolveu uma forte paixão pelo aeromodelismo e pela investigação histórica que lhe está associada. Nos últimos anos, montou largas dezenas de modelos de aviões, com grande rigor e impressionante detalhe, em colaboração com a prestigiada revista britânica Airfix Model World, líder do sector.
Aquando da inauguração, o aeromodelista fará uma comunicação intitulada O Modelismo à Escala e a História, em que, a par de informações sobre a prática desta modalidade que associa as manualidades, a investigação histórica e o colecionismo, contextualizará o papel da Aviação na Batalha do Atlântico com incidência no desempenho do Short Sunderland MK.III.
Representante de um avanço significativo na conceção de aeronaves, o Short Sunderland MK.III, conhecido entre os Potências do Eixo como o ouriço voador, foi uma peça fundamental das unidades das equipas de escolta do Comando Costeiro (Força Aérea Real do Reino Unido), durante a Segunda Guerra Mundial. Provou ser um adversário feroz à ameaça do U-boat, tendo sido responsável pela destruição de aproximadamente 30 submarinos alemães. Era também capaz de oposição aérea, havendo várias descrições de vitórias aéreas contra formações mais numerosas de aviões inimigos.
O Museu Adentro é um projeto do Museu de Angra do Heroísmo, através do qual esta instituição enriquece periodicamente a sua oferta expositiva com peças oriundas da comunidade, pertencentes a privados ou a instituições, que se destacam pela sua qualidade estética ou valor patrimonial e histórico.
A cada uma das mostras é associada uma comunicação de um especialista, sendo, paralelamente, editado um boletim em formato digital, que, mediante a colaboração com um fotógrafo convidado, complementa o descritivo ou comentário das peças com uma fotografia de natureza artística, de forma a valorizá-las esteticamente.
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
