Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
Em outubro são muitas e variadas as razões para vir ao Museu.
Já a partir deste sábado, no âmbito da rubrica MUSEU ADENTRO, e graças a uma colaboração com a Secção de Clássicos do Terceira Automóvel Clube, poderá apreciar na Reserva de Transportes de Tração Animal dos Séculos XVIII e XIX, uma mota BMW R27. Aquando da inauguração, Adriano Pontes proferirá uma comunicação intitulada Um olhar geral sobre as motas BME e em particular sobre a R27.
Na Sala Dacosta, a exposição COALESCENCE dá a conhecer o resultado da residência artística RE_ACT Contemporay 2018 Edition, que reuniu artistas de 8 nacionalidades numa experiência de diálogo e experimentação do arquipélago do Açores. A partir do dia 27, a Sala do Capítulo passará a estar ocupada com a exposição CITIUS|ALTIUS| FORTIUS, que parte da Coleção de Ciência e Técnica do MAH para dar conta da vertiginosa evolução dos suportes informáticos e da sua igualmente vertiginosa superação por novos modelos. Na Sala Edifício de São Francisco | Memórias, destaca-se um magnifico jogo de xadrez em marfim que pertence ao acervo da instituição.
Na Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo, entre 22 de outubro e dezembro, a mostra SOLDADINHOS DE LOUÇA demonstra a diversidade dos uniformes militares portugueses dos séculos XVII a XIX, funcionando como embaixadores do Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima.
Dando continuidade à habitual colaboração com o Festival de Arte Urbana Walk&Talk, apresentam-se a 11 e 12 de outubro, pelas 21h30, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, obras de artistas premiados na Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | FUSO.
No dia 20, pelas 15h00, celebra-se o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja com uma visita intitulada Os santos também se leem, a realizar pelas técnicas superiores Ana Almeida e Maria Assunção Melo, em que serão comentadas peças de arte sacra patentes na Igreja de Nossa Senhora da Guia e exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, considerando o seu valor artístico e iconográfico.
Na ceia temática COMIDA DE GUERRA, a realizar no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, a 26 de outubro, em colaboração com o Clube de Golfe da Ilha Terceira, pretende explicitar-se como muitos produtos originariamente concebidos como rações de combate passaram para prateleiras do supermercado, sendo utilizados quotidianamente na confeção de refeições domésticas.
A oficina para crianças FILOSOFAR, INVESTIGAR E DIALOGAR NO MAH, facilitada pela mestranda em Filosofia Ana Lúcia Ribeiro; a classe de sensibilização teatral ALFABETO DO CORPO, com o ator profissional António Braga e coordenação dos Cães do Mar, e ainda sessões de Biodanza com o facilitador Elmo Sandoval e de Circle Singing com a cantora Sara Miguel complementam a oferta cultural disponibilizada pelo MAH no presente mês.
Completam este painel, as habituais visitas e atividades promovidas pelo Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo associadas às exposições temporárias e de longa duração, as quais são passíveis de serem consultadas em http://museu-angra.azores.gov.pt/museu-educativo.html. O agendamento faz-se através do telefone 295240800.
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818