‌
‌
cbn_lawrence_site

Caro(a) Amigo(a) do MAH,

O ciclo Cinema na Boa Nova regressa este verão ao espaço do Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista Lima, nos dias 8 e 29 de julho, sábados, a partir das 21h30, com a projeção dos filmes Lawrence of Arabia (1963) e Yellow Submarine (1968), respetivamente, numa parceria com o Cine-Clube da Ilha Terceira. As exibições, ao ar livre e de entrada livre, serão dinamizadas por uma série de atividades relacionadas com o tema.

Com efeito, a 8 de julho, antecede à projeção do filme Lawrence of Arabia (1962), de David Lean, a partir das 19h00, a abertura ao público da reserva de armas ligeiras daquele núcleo, da qual se destaca a adaga jambiya, peça que tem as suas raízes nos territórios do Sul da Península Arábica, atual Iémen (al-Yaman) e que constitui um dos mais proeminentes objetos da cultura iemenita, assumindo um significado social que transcende em muito a sua natureza como arma de gume ou adereço de vestuário. Já a 29 de julho, noite dedicada à exibição da animação Yellow Submarine (1968), de George Dunning e protagonizada por The Beatles, também a partir das 19h00, o núcleo terá a sua reserva de têxteis aberta ao público, assim como um espaço dedicado aos mais novos, orientado pela equipa do Serviço Educativo do MAH.

Em ambos os dias será garantido serviço de refeição pelas Twins on Fire, sendo que a última sessão contará também com o serviço bar dos Sloppy Club.

8 de julho | Yellow Submarine (1968)

Núcleo de História Militar MCBL, 21h30

_

Lawrence (Peter O'Toole) é um militar britânico que, em 1916, em plena I Guerra Mundial, é encarregue pelo governo do seu país de uma missão quase impossível: unificar as tribos árabes que vivem na zona que é hoje conhecida como Arábia Saudita, levando-as a combater o exército turco. Lawrence consegue fazer-se respeitar pelos líderes árabes e quase se torna num deles. Lawrence of Arabia é um filme épico baseado na autobiografia de T. E. Lawrence, intitulada "Os Sete Pilares da Sabedoria". Foi um dos maiores sucessos, tanto de público como de crítica, do cineasta britânico David Lean. A Academia de Hollywood nomeou-o, em 1963, para dez Óscares, dos quais conquistou sete: melhor filme, realizador, fotografia, banda sonora original, som, montagem e cenários.

29 de julho | Yellow Submarine (1968)

Assinatura2023Maria
‌
‌
‌
‌
‌