Caro(a) Amigo(a) do MAH,
A doação da preciosa coleção de numismática de Luís Filipe Thomaz ao Museu de Angra do Heroísmo prossegue com a apresentação do seu núcleo de Moedas Islâmicas já nesta sexta-feira, dia 3 de março, pelas 18h00, no espaço da exposição de longa duração Do Mar e da Terra… Uma História no Atlântico.
Estas moedas, distintas pela ausência de figuras e pelas inscrições árabes, entraram naturalmente na coleção do historiador com a descoberta da civilização muçulmana, não fora esta, como ele próprio afirma, “um verdadeiro corredor do Velho Mundo, por onde se fazia todo o comércio entre a China, a Índia, Bizâncio e a Europa ocidental.”
O colecionador apreciou e reuniu assim estas espécies numismáticas pela sua importância para a economia do mundo mediterrânico e consequente abundância de amoedações, mas também e muito especialmente por uma transculturalidade patente, segundo ele, nas moedas “dos primeiros conquistadores da Península Ibérica, que trazem inscrições árabes em caracteres latinos, as das margens do Mar Cáspio na época abássida, copiadas das dos Sassânidas, em cujo reverso figura invariavelmente o altar do fogo da religião de Zoroastro, [ou ainda nas] amoedações dos Urtúquidas da Anatólia Oriental e dinastias vizinhas nos séculos XI e XII, que copiam moedas helenísticas e bizantinas, podendo observar-se nelas, entre outras curiosidades, inscrições árabes, em nome do califa, rodeando a imagem da Virgem Maria a coroar o Basileus de Bizâncio…”.
De sublinhar que esta é a 5.ª etapa de uma das mais importantes incorporações realizadas por este Museu, já que a coleção do Professor Luís Filipe Thomaz é das mais completas e abrangentes existentes em Portugal.
_
Luís Filipe Thomaz nasceu em Lisboa, em 1942. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1965) e em línguas orientais pelo Institut National des Langues et Civilisations Orientales, pelo Institut Catholique e pela Universidade de Paris III (1982). Foi Professor Assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade dos Açores e Professor Convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre 1984 e 2002. É, desde 2002, Diretor do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa. É autor de sete livros e de mais de uma centena de artigos, versando quase todos a presença portuguesa no Oriente. Colabora com as revistas Archipel, Anais de História de Além-Mar e Lusitania Sacra. Tem-se dedicado, sobretudo, à História do Oriente, com especial atenção a Timor, onde foi outrora militar, jornalista e professor de Latim e Grego no Seminário de Dare. Foi galardoado com o Prémio D. João de Castro da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, em 1994.
Cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700 -181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
