Caro(a) Amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo promove, no âmbito de mais um ciclo de Conferências na Boa Nova, uma apresentação do Coronel de Artilharia José Manuel Salgado Martins, intitulada 𝐀𝐮𝐠𝐮𝐬𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐢𝐥𝐡𝐨 | 𝐔𝐦𝐚 𝐓𝐫𝐚𝐠é𝐝𝐢𝐚 𝐀𝐧𝐮𝐧𝐜𝐢𝐚𝐝𝐚. A mesma decorrerá na próxima quarta-feira, 22 de fevereiro, pelas 20h00, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima.
_
Na manhã de 14 de outubro de 1918, a menos de um mês do fim da Grande Guerra, o navio patrulha Augusto de Castilho, comandado pelo 1º Tenente Carvalho Araújo, enfrentou o submarino alemão U-139, comandado pelo lendário Lothar von Arnauld de la Perière. Era a terceira ocasião que o Augusto de Castilho se empenhava sobre submarinos alemães, desde que entrara ao serviço da Marinha da República Portuguesa, em 1916. Desta vez, em escolta do navio de transporte S. Miguel, o Augusto de Castilho enfrentou o U-139 e, nas cerca de duas horas de combate, permitiu a evasão do S. Miguel. Porém, com grandes danos, o comandante e alguns tripulantes mortos, o Augusto de Castilho viu-se obrigado a render-se tendo, em seguida, sido afundado.
Se estes factos são evidentes, persistem, porém, algumas dúvidas sobre este funesto momento da Grande Guerra no Atlântico, junto aos Açores, que o Coronel de Artilharia José Manuel Salgado Martins propõe debater nesta nova conferência.
_
A atividade decorre em regime de livre acesso, sendo que os espaços expositivos daquele núcleo museológico do MAH, bem como as reservas de Uniformes, Armas Ligeiras e Armas Pesadas, estarão abertas aos visitantes das 20h00 às 23h00.
Cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700 -181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
