Versão Online | clique aqui | Atualizar Perfil
‌
‌
‌

Caro(a) Amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo (MAH),

No mês em que celebraremos o São Martinho, a nossa programação destaca o Teatro, a Música, a Arte e a Memória como temáticas dominantes.

Logo no primeiro domingo do mês, a música retorna à Igreja de Nossa Senhora da Guia com um novo concerto protagonizado por Gustaaf van Manen e músicos convidados. Com efeito, em Domingos com Música, o órgão desta igreja continuará a fazer-se ouvir quinzenalmente, pelo que, a 6 e a 20 de novembro, por volta das 11h00, convidamo-lo a assistir a este novo ciclo de concertos, com uma programação dedicada à música renascentista e barroca, que pretende dar a conhecer a magnífica sonoridade do órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, construído, em 1788, por António Xavier Machado e Cerveira.

Em termos expositivos, renovamos a mostra Vitrine de Curiosidades com uma instalação do Aeroplano Irmãos Wright, patente de 8 de novembro a 4 de dezembro, na Sala Edifício de São Francisco | Memórias. Com esta rubrica, o Museu de Angra do Heroísmo retoma, assim, as conotações de maravilha, singularidade e diferença inerentes aos Gabinetes de Curiosidades, antecessores dos atuais museus. Paralelamente, o MAH apresentará ao público até dezembro do ano corrente, no Palacete Silveira e Paulo, instalações da Direção de Cultura e Assuntos Culturais, um porta-joias em forma de cágado, de porcelana branca francesa, do século XVIII/XIX, no âmbito da rubrica Museu Fora de Portas.

De sublinhar o regresso do FUSO INSULAR à Ilha Terceira, com uma sessão de videoarte, no dia 11, pelas 21h00, na Ermida da Boa Nova, do Núcleo de História Militar MCBL, de oitos artistas açorianos que participaram no programa de residência criativa Laboratório Imagem em Movimento, entre eles, com a apresentação do filme Os Antílopes, de Maxime Martinot, vencedor do concurso Open Call do FUSO Lisboa 2022, e a estreia do novo filme do artista convidado Yuri Firmeza, Agapanto Sísmico. A entrada é livre e contará com serviço bar prestado pelo Ponto V.

A 24 de novembro, o Museu de Angra do Heroísmo dá seguimento ao seu habitual ciclo de visitas guiadas à hora do almoço Venham mais 5!, com uma sessão muito especial dedicada às Histórias do Liceu. A visita, a decorrer no Edifício de São Francisco, outrora Liceu de Angra (1851-1864 /1913-1969), das 13h00 às 13h45, estará a cargo dos ex-alunos Carlos Enes e Duarte Fournier, que nos convidarão a percorrer os antigos corredores e salas daquela instituição, presenteando-nos com memórias e contextualizações históricas, sob o signo da nostalgia estudantil. A atividade, com a duração de 45 minutos, é gratuita. A sua participação necessita de marcação prévia através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800. Os interessados poderão, eventualmente, reservar serviço de refeição, assegurado pela empresa Health2Go, que será disponibilizado a partir das 12h00. O mesmo, no valor de 12,50€, deve ser requerido no momento da inscrição na visita, através dos contactos já referidos. 

A 23 de novembro, quarta-feira, pelas 20h00, lança-se uma nova comunicação no contexto das Conferências na Boa Nova, desta vez, subordinada ao tema Os desafios das Missões Militares nos novos contextos internacionais, tendo como orador o Sargento-Mor António Ferreira, adjunto do Comandante do RG1. A atividade decorre em regime de livre acesso, sendo que os espaços expositivos daquele núcleo museológico do MAH, bem como as reservas de Uniformes, Armas Ligeiras e Armas Pesadas, estarão abertos aos visitantes das 20h00 às 23h00.

A 25, quinta-feira, pelas 21h00, o MAH assinala, também, o regresso do seu grupo de teatro residente, A Sala, com a apresentação de mais um café-teatro, intitulado Quando Estala o Verniz. Nesta performance serão apresentados três sketches de teor humorístico, onde são exploradas diferentes reações do cidadão comum, dito “civilizado”, quando confrontado com o absurdo e o inesperado. A atividade é de frequência gratuita e não depende de reserva. O serviço de bar será assegurado pelo Grupo de Teatro, A Sala.

De ressalvar, ainda, que a 2 de novembro, quarta-feira, pelas 18h00, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, o MAH acolhe o lançamento do livro Memória em Pedra, da autoria de Rui Carita e de Konstantin Richter, que se debruça sobre a Cidade Velha, em Cabo Verde. A obra, que conta ainda com o contributo dos arqueólogos José Luís Neto e Alexandre Monteiro, é um trabalho organizado como roteiro histórico e cultural desta primeira cidade crioula construída de raiz nos trópicos, com base nos trabalhos arqueológicos e de prospeção subaquática efetuados nos últimos anos.

Relativamente ao seu Serviço Educativo, o MAH sugere um conjunto de oficinas e ateliês que não vai querer perder. Com efeito, no âmbito da dinamização da exposição Se Não Posso Tocar, Posso Ver?, patente na Sala Dacosta até ao próximo dia 20 de novembro, o Museu promove, a 12 de novembro, entre as 14h00 e as 17h00, uma oficina de expressão plástica, com orientação da artista Carolina Rocha, intitulada de Se não Posso ver, Posso Desenhar?. A mesma, de participação gratuita, destina-se a crianças dos 5 aos 10 anos, sendo que as inscrições devem ser feitas através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800. No mesmo dia, em simultâneo, decorrerá uma oficina de desenho intitulada Desenhar Santos de Roca e orientada por Manuel Meneses Martins, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, tratando-se de uma oportunidade única para conhecer o fascinante fenómeno religioso da Arte Sacra, que remonta à Idade Média, conhecido por Santos de Roca, desenvolvendo, em simultâneo, o desenho como disciplina e exercício de observação e representação, através da reprodução em papel destas expressivas imagens articuladas. A atividade, de frequência gratuita, surge no âmbito da dinamização da exposição dos Urban Sketchers Ilha Terceira - Não conheço ninguém que não consiga desenhar, patente até 29 de janeiro de 2023, na Sala do Capítulo. A participação na mesma é dependente, de igual modo, de marcação prévia através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800. Por outro lado, a 19 de novembro, recomendamos, também, uma oficina de iniciação à pintura em azulejo, denominada de Azul e Branco. Na mesma, que contará com Ana Beatriz Ávila como monitora, tenciona-se apresentar técnicas tradicionais portuguesas de azulejaria, para que se entendam as potencialidades inventivas e diferentes aplicações do azulejo. De referir que esta oficina contará, ainda, com uma prévia visita orientada ao riquíssimo património de azulejaria do antigo Convento São Francisco, atual edifício sede do MAH. Ainda para os mais pequenos, no dia 26, entre as 14h00 e as 17h00, o MAH sugere uma atividade intitulada Dentro do Universo, com o intuito de criar “futuros astronautas”.

Por fim, convidamo-lo a participar na celebração do Magusto, a 10 de novembro, pelas 21h00, no claustro do antigo Convento de São Francisco, que contará com a animação do grupo de teatro residente, A Sala.

Esteja connosco este novembro!

Cumprimentos,


Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700 -181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
clean safe

‌
‌
‌