Versão Online | clique aqui | Atualizar Perfil
‌
‌
PubGeral
‌

Caro(a) Amigo(a) do MAH,

O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo domingo, dia 23 de outubro, pelas 11h00, um novo concerto do ciclo Domingos com Música, na Igreja de Nossa Senhora da Guia.

Este concerto, protagonizado pelo organista e cravista residente do MAH, Gustaaf van Manen, terá a habitual programação dedicada à Música Barroca, com destaque, logo no início do seu alinhamento, para o compositor Jean Nicolas Goeffroy (1633-1694) e o seu Prélude e Fugue em Lá Maior. Ouviremos, de seguida, a peça Les Baricades Mystérieuses, parte da Sixiême Ordre para cravo, o instrumento principal do muito amado François Couperin (1668-1733). Este domingo será, também, presenteado com a Hexachordum Apollinis, de Johann Pachelbel (1653-1706), compositor que se destacou por ser o elo entre a Arte Organista Italiana e a Escola de Órgão da Alemanha do Norte. Teremos Pablo Bruna (1611-1679), compositor espanhol, popularmente conhecido como El Ciego de Daroca, com a belíssima Pange Lingua – sendo que Pange Lingua gloriosi corporis mysterium é o hino latino, escrito por Tomás de Aquino, para a solenidade de Corpus Christi, referente à doutrina da igreja sobre a transubstanciação – , a qual se fará ecoar pela Igreja de Nossa Senhora da Guia. Georg Böhm (1661-1733), um dos mais importantes organistas pré-Bach, consta também no alinhamento do concerto, assim como o compositor francês, Léon Boëllmann (1862-1897), conhecido pela famosa Suite Gotique para órgão. De Johann Sebastian Bach (1685-1750), que dispensa apresentações, teremos, no próximo domingo, a sua mais famosa composição para órgão de sempre, criada na sua juventude e escrita para o grande órgão.

Este ciclo de concertos quinzenais pretende dar a conhecer a magnífica sonoridade do órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, construído, em 1788, por António Xavier Machado e Cerveira.

A atividade decorre em regime de livre acesso.

_

Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda, em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão (doutoramento) e no Conservatório Superior desta cidade, licenciando-se em pedagogia da música e piano, em 1969. Em 1980, radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983, integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (CRAH), instituição onde foi eleito Presidente em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. Em 1993, realizou o exame de órgão no Conservatório de Lisboa. De 1985 a 1998, lecionou a disciplina de Pedagogia da Música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores. A partir de 2016, tornou-se organista residente do Museu de Angra do Heroísmo, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas deste instrumento histórico.

Cumprimentos,


Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700 -181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
clean safe
‌
‌
‌